5 Dicas para aprender a costurar roupas

Se você acabou de começar a aprender a costurar roupas, de início, a costura pode parecer assustadora para um novato, pois há muitos detalhes a aprender. No entanto, é preciso ir com calma e dar um passo de cada vez, conhecendo as principais dicas para iniciantes.

O ramo da costura presta os serviços de ajustes/remodelar roupas, consertos, design e fabricação de roupas. Portanto, quem decide aprender a costurar pode trabalhar com confecção para empresas, lojas ou montar o seu próprio negócio.

Dicas para aprender a costurar roupas

A seguir, confira quais as 5 dicas para aprender a costurar roupas e produzir um trabalho de qualidade:

1. Conheça sua máquina de costura

Pratique enrolar bobinas e passar linha na máquina até conseguir fazê-lo com facilidade e rapidez, sem pensar. Verifique o manual para certificar-se de que você colocou a bobina corretamente e a máquina está passando a linha corretamente.

Mesmo pequenos erros aqui podem ter um grande impacto na qualidade do ponto, ou mesmo se a máquina costurar. Depois de dominá-lo, pegue um pedaço de tecido e pratique costurar linhas retas e uniformes.

Alinhe a borda do tecido usando as marcações na chapa da agulha. A borda do calcador também é um guia útil para obter fileiras retas de pontos.

Seguindo o manual, experimente todas as opções de pontos em sua máquina. Experimente para ver o que acontece quando você altera o comprimento e/ou largura do ponto para cada uma das configurações de tipo de ponto.

Olhe para a costura: ela fica plana e lisa, ou o tecido é enrugado e áspero? Pode ser que você precise mudar a tensão (o ‘aperto’ da linha). Experimente todos os calcadores e acessórios fornecidos com sua máquina.

Ao ‘brincar’ dessa maneira, você entenderá a função de cada botão ou dial de controle e descubra do que sua máquina é capaz.

Quando estiver confiante em usar sua máquina, você estará pronto para costurar seu primeiro projeto.

Se precisar de ajuda para conhecer sua máquina, faça um curso de costura para iniciantes. Nada como buscar ajuda profissional desde o início para não desenvolver maus hábitos e aprender sobre a profissão.

2. Não seja muito ambicioso cedo demais!

Você pode aspirar a costurar um vestido de festa em cetim de seda com corte viés, mas não é recomendo pegar esse trabalho de um cliente se estiver apenas aprendendo a costurar. Seu projeto inicial provavelmente não deve ser uma peça de roupa delicada.

Por que não experimentar alguns itens artesanais, como uma sacola ou uma almofada de envelope? Depois, há bolsas de maquiagem/produtos de higiene pessoal, organizadores de joias, tapetes de mesa e toda uma gama de outros projetos de costura fáceis.

Estes são rápidos e fáceis de fazer, mas irão melhorar suas técnicas de corte e costura e sua compreensão de como o tecido se comporta (a ‘alça’). Você pode se concentrar em acertar os detalhes da costura sem se preocupar com a complicação adicional de ajustá-la.

3. Escolha um tecido fácil de usar

Geralmente são os tecidos exóticos de design que tentam os não-costuristas a aprender a costurar em primeiro lugar, mas também há muitos algodões artesanais estampados adoráveis. Eles estão disponíveis a um custo razoável e são muito mais fáceis para os novatos trabalharem.

O algodão artesanal permanece onde é colocado na mesa de corte, não enruga ou escorrega quando você o costura e é fácil de passar. Não requer linhas ou agulhas especializadas e é bastante tolerante se você precisar desfazer.

Evite qualquer coisa com alto teor de poliéster ou viscose, pois eles são muito escorregadios. Os tecidos elásticos de lycra ou malha também precisam de técnicas especiais, portanto, deixe-os até ter mais experiência em manusear o tecido.

4. Como escolher seu primeiro projeto de costura?

OK, então você fez bolsas, almofadas, protetores de vento e aventais para todos em sua família e está desesperado para fazer roupas. Então eu recomendo uma saia reta ou evasê, calças de pijama ou um top simples para começar.

A maioria dos padrões é graduada de acordo com seu nível de dificuldade, então procure um que diga ‘Fácil’ ou ‘Iniciantes’. Provavelmente haverá apenas 2 ou 3 peças de padrão e a roupa não precisará de técnicas de costura complicadas para costurar.

Preste atenção aos tipos de tecido recomendados e siga as instruções para uma experiência de costura agradável e um resultado de sucesso. As aulas de costura podem ajudá-lo a obter o ajuste certo e aprender técnicas de costura de base, pois nem sempre são explicadas no molde.

5. Nunca pare de aprender a costurar!

Depois de colocar sua primeira peça de roupa em prática, continue. Mesmo que não tenha tido muito sucesso, não desanime. Descubra o que deu errado e tente novamente.

Leia tudo o que puder para aumentar seu conhecimento de costura. Assine uma revista ou blog de costura, ou trate-se de um ou dois livros de referência que tenham desenhos ou fotos claras. Melhor ainda, assista a uma aula de costura, se puder encontrar uma na sua região.

Nada é tão bom quanto obter aulas individuais ou fazer parte de um pequeno grupo. É muito mais fácil tentar algo quando há um tutor experiente no local para demonstrar e dar conselhos.

Comprometer-se a frequentar aulas regulares garante que você costure regularmente a cada semana, ajudando a reforçar o que aprendeu anteriormente, para que não haja desculpa para deixar as coisas escaparem. Dá-lhe algum ‘tempo para mim’ e também é sociável e divertido.

Quanto mais informações você puder aprender sobre os tipos de tecido, técnicas e equipamentos, mais fácil e emocionante você achará a costura, e melhores serão seus resultados. Lembre-se, aprender a costurar é uma ocupação útil para toda a vida.