Como melhorar o relacionamento com o cliente de forma prática?

Para empresas que buscam se manter ou se destacar no competitivo mercado atual, ter boas estratégias de atendimento pode se tornar um diferencial na hora de reter consumidores, mas como melhorar o relacionamento com o cliente de forma prática?

É sabido por todos que sem seu público um negócio não é nada, pois são as pessoas a essência de todas as empresas, sendo assim, oferecer uma excelente jornada de compra, está alinhado ao entendimento das necessidades dos consumidores.

Mas como uma grande empresa consegue captar todos os desejos dos seus usuários? Quais ferramentas de atendimento são capazes de auxiliar nesse processo? Para responder essas questões, reunimos neste conteúdo formas práticas de como melhorar o relacionamento com o cliente.

Continue a leitura e confira!

Qual a importância de saber como melhorar o relacionamento com o cliente? 

Para entender como melhorar o relacionamento com o cliente, basta comparar essa relação com uma amizade, que para ser mantida precisa ser cuidada com muito zelo. 

É muito importante trabalhar duro para manter a proximidade com o consumidor. E essa não era uma tarefa muito fácil, principalmente para grandes organizações, mas graças a tecnologia e todos as suas inovações, ferramentas de atendimento voltadas para o gerenciamento de relacionamento, como os CRM’s, tem auxiliado nessa missão.

A importância das relações está diretamente alinhada a boas experiências, e considerando que 73% dos consumidores avaliam a experiência como o principal motivador na decisão de compra, como apontou uma pesquisa da PwC, investir em Customer Experience pode ser um dos diferenciais no momento de fidelizar um cliente.

Se você não sabe o que é CRM, antes de continuar a leitura confira 6 vantagens dessa ferramenta e seus benefícios.

E como melhorar o relacionamento com o cliente de forma prática?

Agora que já entendemos como melhorar o relacionamento com o cliente é importante, é essencial saber quais as melhores formas de fazer essa relação ser fortalecida. 

Veja a seguir algumas dicas de como melhorar o atendimento, baseando o crescimento da empresa no relacionamento com seus consumidores.

Ofereça um atendimento empático

Segundo o relatório CX trends report 2021 da Zendesk, 49% dos consumidores gostariam de ser atendidos por agentes mais empáticos. Essa nossa exigência se junta a responsabilidade social, diversidade e inclusão, questões que os clientes também consideram na hora de escolher onde vão consumir.

Uma boa maneira de introduzir atitudes empáticas nos atendimentos, é visualizando os cenários e oferecendo as melhores experiências. Quando os agentes se colocam no lugar dos clientes, eles pensam em soluções que gostariam de receber, isso diminui erros e melhora o relacionamento.

Conheça seu público

Como melhorar o relacionamento com o cliente se você não sabe quais são as preferências dele? É essencial entender exatamente o que cada pessoa precisa, para que o serviço certo seja oferecido.

Por isso, ter ciência das necessidades, anseios e expectativas de cada consumidor são algumas maneiras de como melhorar o atendimento e a satisfação das pessoas. 

Avalie o desempenho dos atendimentos da sua equipe

Outro dado levantado pelo relatório CX trends report mostra que 80% dos consumidores pensam em mudar, ou passam a consumir para algum concorrente de uma empresa que lhes ofereça uma experiência de atendimento ruim.

Uma maneira de evitar que isso aconteça é realizando pesquisas de satisfação, no intuito de avaliar tanto a qualidade do serviço, quanto dos atendimentos prestados. Essas pesquisas podem ser realizadas de forma manual, ou por meio de ferramenta de atendimento que ofereça a função.

Esses feedbacks são importantes, pois auxiliam na criação de estratégias direcionadas para a melhoria do relacionamento com os clientes.

Atenda em diversos canais de comunicação

Das dicas de como melhorar o atendimento com cliente, a possibilidade de oferecer atendimento em diversos canais, sem dúvida é uma forma de se aproximar das pessoas, e estar onde elas estão.

O atendimento omnichannel permite integração dos canais de atendimento, um suporte mais amplo e também mais agilidade nos processos, tudo isso soma para uma relação muito melhor com os consumidores, que se sentem importantes por conta da empresa se preocupar em atendê-los onde eles acham melhor.

Para entender mais sobre esse tipo de atendimento, leia: Omnichannel, o que é e como esse conceito pode transformar o seu negócio?

Use uma boa ferramenta de atendimento

O atendimento omnichannel, citado no tópico anterior, exige que as empresas contem com alguma ferramenta de atendimento, no intuito de disponibilizar comunicação com o público por diversos canais, como chat, telefone, e-mail, mensagens e redes sociais.

Claro que não basta dispor de uma plataforma qualquer para isso, é muito importante que seja uma ferramenta que permita a centralização de todas as informações dos consumidores em um único local, como o CRM de Vendas da Zendesk, para que a gestão do relacionamento seja facilitada.

Alinhe o Customer Experience ao Customer Success

Não existe sucesso sem boa experiência, assim como não dá para oferecer uma experiência excelente e não alcançar o sucesso. Quando pensamos em como melhorar o relacionamento com o cliente, automaticamente ligamos essa relação às boas práticas de convivência entre a empresa e o consumidor.

Segundo o levantamento “Profissões Emergentes”, o Customer Success é a 4ª profissão que mais cresce no Brasil, ao mesmo tempo que o relatório de tendências em CX apontou que 63% dos gestores enfatizam que o Customer Experience é a prioridade das empresas. 

Ter essas duas estratégias alinhadas às dicas para melhorar o relacionamento com cliente, podem transformar a capacidade de fidelização de uma empresa, tornando as relações extremamente lucrativas para o negócio.Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.