Perguntas comuns que mulheres fazem sobre o congelamento de óvulos

Com cada vez mais casais tentando engravidar em uma idade mais tardia, a fertilização in vitro está mais comum. Não à toa as mulheres estão optando por congelar e armazenar seus óvulos.

Para ajudá-la a decidir se o congelamento de óvulos é adequado para você, respondemos a algumas das perguntas comuns que nos fazem sobre o congelamento de óvulos para uma gravidez posterior.

Qual é a melhor idade para congelar os ovos?

A fertilidade começa a diminuir a partir dos trinta anos e é bastante reduzida após os quarenta anos. Portanto, a idade ideal para congelar seus óvulos é por volta dos vinte e poucos anos. No entanto, o congelamento de óvulos de trinta a trinta e cinco também é bastante comum.

Posso congelar meus óvulos se eu tiver 40 anos ou mais?

Sim, é possível, no entanto, à medida que o número de óvulos que o corpo produz é reduzido, o número de óvulos que podem ser extraídos e congelados será mínimo. 

As taxas de gravidez são mais baixas nos ovos congelados após os 35 anos, por isso é frequentemente recomendado congelar os ovos muito mais cedo. Para as mulheres que desejam retardar a fertilidade após os quarenta anos de idade, o uso de óvulos doados de uma mulher mais jovem é frequentemente recomendado. 

Mesmo assim, muitas mulheres, algumas famosas, optam pelo congelamento de óvulos e posterior fertilização in vitro. 

Qual é o procedimento de congelamento de óvulos?

Geralmente quando se decide por congelar seus óvulos, o processo é o seguinte:

  1. Fazer exames de sangue para Infecções Sexualmente Transmissíveis (hepatite, sífilis e HIV/AIDS)
  2. Tomar injeções para estimular o crescimento de muitos óvulos nos ovários
  3. Seus óvulos são coletados durante um procedimento que requer uma anestesia geral e logo após  são congelados. 
  4. Quando você está pronta para tentar engravidar, os óvulos são descongelados e fertilizados pela injeção de um espermatozóide no óvulo (ICSI). 

Qual é a taxa de sucesso do congelamento de óvulos?

Este é um procedimento relativamente novo e as taxas de sucesso são muitas vezes difíceis de prever. As taxas de sucesso são maiores se os óvulos da mulher foram extraídos antes dos trinta.

A vitrificação para congelamento de óvulos é um procedimento relativamente novo e ainda é muito cedo para poder fornecer números precisos sobre a chance de gravidez após o congelamento, descongelamento futuro e fertilização. A chance de sucesso é amplamente determinada pela idade da mulher no momento do congelamento. Atualmente, esperamos que as taxas de sucesso para o congelamento de óvulos sejam:

  • Para uma mulher com 35 anos ou menos, um ciclo estimulado resultaria na coleta de 10 a 12 óvulos, dos quais 7 a 9 seriam adequados para vitrificação e armazenamento.
  • Aproximadamente 70-90% dos ovos sobrevivem ao aquecimento no futuro.
  • Aproximadamente 50-80% dos óvulos sobreviventes fertilizariam.
  • Aproximadamente 50-90% dos óvulos fertilizados se desenvolveriam em embriões.
  • Um único embrião teria uma chance de 20 a 35% de evoluir para uma gravidez.

Como já dito, as taxas de sucesso são mais baixas para mulheres com mais de 35 anos e tendem a diminuir com o aumento da idade. 

O congelamento de óvulos não pode ser garantido para levar a uma gravidez e ao nascimento de um bebê saudável mais tarde na vida. As mulheres que congelam seus óvulos podem não saber o resultado por muitos anos e podem perder a oportunidade de ter um bebê naturalmente.

Quantos ovos podem ser congelados?

O número de óvulos que podem ser armazenados depende da idade da mulher. Em geral, 6 em cada 8 ovos sobrevivem ao processo de congelamento e descongelamento. Destes 6 óvulos, a chance de um nascimento vivo está entre 32% e 18%, dependendo da idade da mulher no momento em que ela congela seus óvulos.

Portanto, aproximadamente 30-40 óvulos precisam ser armazenados para dar à mulher uma chance razoável de dar à luz. Para armazenar 30 a 40 óvulos, uma mulher precisará passar por pelo menos 2 a 5 ciclos de tratamento para garantir que sejam armazenados óvulos maduros suficientes. Ter um grande número de óvulos armazenados não garante um nascimento vivo. 

Se você está com seu parceiro há muito tempo, mas ainda não está pronto para ter filhos, também é possível congelar embriões que têm uma taxa de sucesso maior.

Para saber mais sobre a preservação da fertilidade ou para marcar uma consulta com um especialista em fertilidade, procure o suporte médico de um andrologista

O mais importante é que as mulheres possam chegar a conclusão e descobrir qual o melhor momento para elas congelarem seus óvulos.

Qual é o custo do congelamento de óvulos?

O congelamento eletivo de óvulos é caro, e normalmente as clínicas não reembolsam os custos de ciclo de fertilização in vitro quando um casal tem infertilidade.

Mesmo não sendo exatamente barato, é possível encontrar diferentes opções de preço final, já que congelar óvulos envolve custos diversos, que vão além da clínica de congelamento de óvulos que realizará o procedimento e que também variam de acordo com a região.

Contudo, em média, quando o assunto é congelar óvulos o valor costuma ficar entre R$11 mil e R$20 mil por ciclo.