Pés no verão perfeitamente cuidados

Pés saudáveis e bonitos precisam de cuidados regulares. Mesmo que seja apenas uma questão de cortar as unhas corretamente, há algumas coisas a considerar. Então você precisa tratar seus pés para o tratamento ideal e uma porção extra de bem-estar.

Sabia que damos uma média de 160 milhões de passos em nossas vidas? Dependendo do comprimento do passo, damos a volta no globo de duas a quatro vezes. Nós esforçamos nossos pés com peso corporal, compensamos a irregularidade e mantemos nosso equilíbrio. Com tanto trabalho duro, devemos dar aos nossos pés uma pausa saudável e cuidar bem deles para que eles pareçam bons e bonitos.

Cuidados com os pés passo a passo

Há algumas coisas a considerar quando se trata de cuidados com os pés. Com essas dicas, você pode fazer tudo certo e tratar seus pés para ter bem-estar ao mesmo tempo.

Faça um escalda-pés

Um banho de pé quente pode durar de 10 a 20 minutos a cerca de 37 graus de temperatura da água, a 28 graus também pode ser de 25 a 30 minutos. Se você manter os pés por mais tempo ou a água estiver muito quente, a pele amolece demais.

Então há o risco de penetração de bactérias e fungos, o que pode causar infecções. Aditivos como sal de sal promovem a circulação sanguínea e revigoram os pés estressados. Óleos de ervas de lavanda e alecrim têm um efeito desodorizante em pés rapidamente suados.

Corte as unhas

O melhor momento para cortar as unhas é imediatamente após o banho do pé. É melhor cortá-las com cuidado, usar um cortador desinfetado e limpo. Nas bordas, eles devem então ser suavemente lixados. É assim que você evita que uma unha cresça na pele e fique encravada.

Pele rachada lisa

A pele rachada pode ser uma porta para bactérias e fungos. Por isso, é importante cuidar da pele seca com cremes hidratantes. Após a limpeza com produtos neutros em pH, a pele deve ser tratada com um creme especial para os pés com alto teor de ureia e substâncias nutritivas como ceramidas. Isso garante flexibilidade e um bom equilíbrio  lipídios e umidade.

Pé de atleta

Coceira, queimadura, levemente esfolada, mas também pele avermelhada é típica para o pé de atleta. Cremes ou sprays com agentes antifúngicos como o clotrimazol ajudarão. Eles são aplicados e massageados de duas a três vezes por dia. 

Para bifonazol ou terbinafina, o uso diário é suficiente. Se os sintomas diminuíram, o tratamento deve ser continuado por cerca de uma a duas semanas, dependendo do ingrediente ativo. Isso evita que o fungo volte. 

Medidas simples podem ajudar a prevenir o fungo do pé e das unhas de atleta: sempre seque os pés cuidadosamente após tomar banho, principalmente entre os dedos, esses locais são mais propensos a proliferação desses fungos. Sapatos respiráveis garantem boa ventilação. Nas piscinas, você deve usar chinelos.

Calos

Os calos dolorosos podem ser rapidamente aliviados com um creme para calos. O ingrediente ativo ácido salicílico também ajuda a dissolver a área queratinizada e, assim, remover o calo.

Pés doendo

Pontos de pressão desagradáveis no pé devido a calçados femininos inadequados podem ser rapidamente aliviadas por palmilhas especiais e calçados mais confortáveis.

Mas eles também estão disponíveis pré-fabricados em diferentes tamanhos para os fardos, dedos dos dedos e calcanhar. Manchas especiais da bexiga são como uma segunda pele e podem até ser coladas em áreas de sangramento.

Pés inchados

Quem sofre de pés inchados é bem aconselhado a usar um rolo de massagem que esfria ao mesmo tempo. Mesmo com sobrecarga e pés doendo, uma massagem reconfortante ou geles frescos de resfriamento proporcionam relaxamento. 

Muitas vezes uma fraqueza venosa também é a causa aqui. Comprimidos ou cápsulas com folhas de videira vermelha e castanha de cavalo ajudam aqui contra inchaço e pernas pesadas.

Enquanto uma pedicure é sobre os cuidar da beleza dos pés, condições pré-existentes, como diabetes, são mais propensas a exigir um podólogo. Ele tem experiência médica e, portanto, reconhece áreas problemáticas em estágio inicial. 

Quando se trata de cuidados com o pé podiátrico, há também dicas de cuidados individuais para em casa. A propósito: Diabéticos podem ter cuidados podiátrico prescritos pelo médico.