Tijolos ecológicos e outras formas de salvar o meio ambiente na reforma

Para salvar o meio ambiente na reforma é necessário entender a importância do conceito da sustentabilidade. Atualmente, as pessoas estão mais próximas da natureza e a utilizam para coexistir. Dessa forma, levanta-se a possibilidade de viver em harmonia com o meio ambiente sem interferir diretamente na rotina dos moradores.

Com os avanços da tecnologia e as constantes pesquisas a respeito do que pode ser feito para preservar a natureza, diversos itens começaram a surgir para facilitar a vida de muita gente como, por exemplo, os tijolos ecológicos. Confira, abaixo, como é possível melhorar a sua reforma e salvar o meio ambiente.

Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos acabam sendo vistos como uma das melhores opções para salvar o meio ambiente na reforma. Esse tipo de tijolo é criado por meio de resíduos orgânicos, utilizando aquilo que seria descartado em algum momento e, posteriormente, acabaria causando ainda mais poluição para a natureza.

Além disso, seu processo de produção não abrange a queima de componentes, o que acaba ajudando a salvar ainda mais o meio ambiente. O preço dele é bem mais barato do que os tijolos convencionais, sem contar com os seus benefícios para as obras, trazendo isolamento acústico e térmico. A EcoMáquinas é líder no mercado de equipamentos para fabricação de tijolos ecológicos.

Tintas ecológicas

As tintas ecológicas também são uma excelente opção para a sua reforma. Elas são fáceis de encontrar no mercado e, da mesma forma que o tijolo ecológico, se utilizam de materiais orgânicos para que a sua produção possa acontecer. Não há componentes sintéticos ou insumos que derivem do petróleo.

Atualmente, é possível encontrar 3 tipos bastante comuns dessa tinta: minerais, animais e vegetais. Na maior parte dos casos, elas são livres de compostos orgânicos voláteis, o que garante ainda mais praticidade e segurança para a sua utilização em obras. Esse fator também elimina os impactos negativos em relação à natureza.

Madeira de demolição

Por muitos anos, a derrubada de árvores foi um problema muito sério para a natureza. No entanto, se você quer salvar o meio ambiente na reforma, saiba que o mais adequado é utilizar a madeira de demolição, pois ela representa um investimento em pedaços de material que seriam descartados sem um uso definido.

O material se relaciona diretamente com a sustentabilidade justamente porque utiliza a natureza a favor de quem vai construir ou reformar. Muitas das madeiras encontradas em zonas de demolição são nobres e não são diretamente extraídas do meio ambiente, mas sim reutilizadas.

Dispositivos ecológicos para as torneiras

Você sabia que com a evolução da tecnologia, atualmente, podemos encontrar alguns dispositivos para as torneiras que são ecologicamente corretos e te ajudam a economizar na conta de água? Esses mesmos aparatos tecnológicos são responsáveis por reduzir o consumo e melhorar a qualidade do recurso natural.

Muitas torneiras que possuem um sensor de presença, comumente encontradas em shoppings ou outros estabelecimentos, acabam oferecendo um consumo de até 70% de água. Isso acontece porque ela interrompe o fluxo da água em apenas alguns segundos, evitando o desperdício.

Telhas ecológicas

Para quem deseja salvar o meio ambiente na reforma, uma boa aposta é a telha ecológica. Esse tipo de item acaba ajudando a manter o ambiente em segurança, reduzindo os impactos ambientais e, ainda por cima, gerando um clima mais ameno dentro de casa, seja em épocas de frio ou de calor.

Por possuir um material que, antes, seria descartado, as telhas ecológicas acabam estimulando um ciclo de reciclagem e, consequentemente, acabam contribuindo para a redução da produção do lixo. Não há amianto em sua composição, evitando que novas substâncias tóxicas sejam lançadas ao ambiente.

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED começaram a ganhar muito espaço no Brasil, principalmente porque os outros tipos encontrados no mercado acabaram se expandindo com um preço bem mais salgado. O custo-benefício desta versão é bem melhor, principalmente por ser uma lâmpada com ampla durabilidade, reduzindo o consumo de energia em até 80%.

Outro ponto importante para te ajudar a salvar o meio ambiente é sempre se lembrar de apagar as luzes quando sair de um determinado ambiente. Isso fará com que a sua conta de luz venha bem menor e, ainda por cima, haja a chance de reduzir os gastos de água para a produção de energia elétrica.

Descarga com acionamento duplo

Por fim, para salvar o meio ambiente na reforma, que tal instalar descargas de acionamento duplo na sua casa? Isso vai garantir uma conta de água bem mais barata, além de fazer com que a natureza agradeça graças ao controle desse recurso que, um dia, pode acabar.

Nesses tipos de descarga, há duas opções: uma mais potente e uma mais fraca. Dessa maneira, dependendo do volume e da necessidade, é possível acionar uma das duas opções para garantir que todo e qualquer dejeto seja levado pela água, mas evitando o desperdício.