Um guia para conhecer Berlim

É quase impossível passear pelas ruas de Berlim e não sentir toda a energia que a capital alemã tem a oferecer. Cada esquina, cada barzinho, cada beco da cidade é repleto de história, arte, cultura e entretenimento.

Há opções para todos os gostos e bolsos em Berlim: desde museus que contam a história da Segunda Guerra a baladas super animadas e parques de diversão. É por isso que Berlim é uma das cidades mais procuradas do mundo pelos turistas.

Ao visitar Berlim, não tenha pressa em correr para conhecer tudo. Visite cada local com calma e observe o que ele tem a oferecer. Garantimos que você sentirá um mix de diferentes sensações, seja diante do Portão de Brandemburgo ao Reichstag (sede do parlamento), ou mesmo na Catedral de Berlim.

É impossível não se emocionar ou sentir calafrios ao passar pelas ruas onde um passado sombrio assolou o povo alemão durante o comando de Adolf Hitler na 2a Guerra Mundial. E, claro, por todas as consequências que a guerra gerou, como um muro que dividiu a Alemanha Oriental e Ocidental. Foi a partir daí que o muro foi a marca da Guerra Fria, e em novembro de 1989, ele foi derrubado, marcando uma data extremamente importante que impactou todo o mundo.

O que conhecer em Berlim?

Não dá para negar que Berlim é uma cidade de ritmo frenético, assim como São Paulo e Nova York, mas é bem fácil se deslocar pelo centro da capital, principalmente porque há uma boa estrutura para pedestres. Além disso, Berlim tem um dos melhores sistemas de transporte público da Europa.

Você também poderá passear pelos parques, conhecidos como biergartens. Lá você poderá degustar as famosas cervejas alemãs e provar o melhor da gastronomia local. Além disso, são excelentes pontos de fuga para quem não quer ficar no meio do movimento. Se você tiver a oportunidade, tire uma tarde de sol para curtir em um destes parques!

Como a Alemanha faz parte do bloco europeu, a moeda oficial é o euro, e o idioma o alemão. Mas não se preocupe, você não precisa falar alemão para se comunicar com pessoas por lá. Se você souber falar inglês, não terá nenhum problema, já que ele é falado nos principais pontos turísticos da cidade.

Aliás, não se preocupe tanto em aprender o alemão, porque há mais de 50 dialetos no país! O fato é que definitivamente você não sentirá tédio ao conhecer a capital, porque há muito entretenimento disponível para todos os gostos. Além disso, Berlim é considerada como um dos principais centros de arte e cultura da Europa.

Recomendamos que você tire pelo menos 4 dias para poder conhecer bem a cidade, sem precisar correr. Claro que em 4 dias você não conseguirá conhecer tudo, mas organizando bem o seu roteiro, conseguirá conhecer os principais pontos turísticos.

Visite o Museu Pergamon

Se você é fã de arte e cultura, especialmente de arte antiga e arqueologia, não deixe de conhecer o Museu Pergamon, um dos mais visitados da capital. O destaque fica por conta do Altar de Pérgamo, que é considerado atualmente uma das riquezas mais importantes da Alemanha e do mundo. Você também poderá conhecer o Portal de Ishtar, que foi construído na Babilônia Antiga durante o governo de Nebuchadnezzar II.

Aproveite ainda para visitar as portas do Mercado de Mileto, composto por um lindo chão de mosaicos produzidos em Roma. Também há o Palácio de Mshatta, um ponto turístico imperdível!

Passeie pelo B-Flat

Indo agora para outro lado, se você curte uma noite badalada, não pode deixar de conhecer o B-Flat Acoustic Music, uma casa noturna localizada bem no centro da capital alemã. O bar fica no bairro Mitte, e é muito conhecido por tocar jazz. Ele funciona desde 1995, e recebe músicos de todo o mundo.

Além disso, é um ambiente muito aconchegante que oferece um ótimo cardápio com entradas, snacks e drinks. No site oficial, você poderá encontrar o horário de funcionamento e o menu atualizado. Além disso, é bem fácil chegar até lá! No centro da cidade, existem várias linhas de metrô que levam para diferentes pontos turísticos, inclusive o bar.

Mas ao viajar para Berlim, embora não seja necessário portar um visto (contanto que você permaneça menos de 90 dias), é fundamental que você saia do Brasil portando um seguro viagem.

Além do seguro cobrir várias despesas médicas e hospitalares, cobre casos de extravio de bagagem e até mesmo realocação de aeronave em caso de perda de voo. O custo é infinitamente menor do que os gastos que você teria em euros se precisasse de cuidados médicos ou se precisasse comprar uma nova passagem de avião. Portanto, não deixe algo tão simples estragar sua viagem!

Acesse aqui para saber como obter o seu seguro viagem e faça seu passeio com tranquilidade!