7 dicas para planejar um lançamento de produto bem-sucedido

Então, você criou a próxima grande novidade em seu nicho de mercado que revolucionará a maneira como seus clientes resolvem seus problemas.

Bom para você! Mas não se precipite e comece a imaginar todas as vendas, distinção e sucesso que você obterá do seu produto.

Antes de ir ao mercado, você precisa criar buzz e entusiasmo suficientes para que as pessoas não apenas comprem seu produto, mas também divulguem alegremente seu grande sucesso.

Embora todas as empresas, todos os mercados e todos os produtos sejam inerentemente únicos, há duas coisas que une todos os lançamentos de produtos bem-sucedidos: uma estratégia eficaz e uma boa gestão de anúncios desde o início.

Neste blog, mostraremos sete das coisas mais importantes que você precisa saber e fazer ao lançar um produto. Se você está pronto para mudar seu jogo de lançamento de produtos, então vamos começar!

Dicas para planejar o lançamento de um produto

Tal como acontece com tudo o que você faz na gestão de seus negócios, gastar tempo suficiente para planejar o lançamento de um produto valerá a pena muitas vezes com grande sucesso.

Aqui estão sete das dicas mais úteis que você precisa para um lançamento de produto lucrativo:

Foque na sua Buyer Persona

Uma das coisas mais importantes sobre o lançamento e a venda de qualquer produto é levá-los às pessoas certas.

Não importa quão grande seja o seu produto, direcionar as pessoas erradas não levará a vendas e crescimento.

Ao planejar o lançamento de um produto, você precisa se concentrar em sua persona de comprador. Então pergunte a si mesmo: “quem é meu cliente ideal? ” Você precisa ter uma ideia clara dos dados demográficos, comportamentos, desafios, interesses e preferências do seu público-alvo.

Realizar divulgação

Por outro lado, uma das piores coisas que pode acontecer com o lançamento do seu produto é não conseguir a audiência e a cobertura de mídia e redes sociais que você espera.

Se você não fizer esforços de divulgação suficientes pelo menos 8 semanas antes da data de lançamento do produto, estará efetivamente matando seu próprio negócio.

Por isso, antes de lançar um novo produto, certifique-se de obter a atenção necessária para que você e sua marca não caiam no vazio da obscuridade.

Faça um plano de marketing

Um plano de marketing é tão importante quanto o produto que você vai lançar. Não caia na armadilha de apenas divulgar seu produto. Antes mesmo de seu produto chegar às prateleiras das lojas, você deve ter uma estratégia de marketing.

Quando chegar a hora, você estará pronto com as estratégias certas para garantir conversões e vendas no futuro.

Precifique seus produtos de forma competitiva

Para lançar um produto com sucesso, ele não deve apenas resolver os problemas de seus clientes, mas também deve ter um preço justo.

O preço competitivo torna seu produto irresistível para seus clientes-alvo, ao mesmo tempo em que oferece lucros suficientes a cada venda. Você pode seguir diferentes estratégias de preços com base em como deseja comercializar seus produtos.

Peça feedback

Antes do lançamento do produto, é importante coletar muitos comentários dos clientes e usá-los a seu favor. Aproveite várias plataformas, incluindo e-mail, mídia social, mensagens instantâneas e até mesmo chamadas telefônicas.

Procure informações do cliente sobre coisas como:

  • Sua estratégia de marketing
  • O próprio produto
  • Preços
  • Alguns serviços de valor agregado que você pode melhorar
  • Como o produto pode ser melhorado ainda mais

Não se esqueça de analisar as informações coletadas e implementar o que precisa ser implementado para mostrar aos seus clientes que você ouve.

Definir metas

Tal como acontece com qualquer um dos seus objetivos de negócios, começar com um conjunto claro de metas é importante ao lançar um novo produto.

Comece se perguntando por que você está lançando esse produto específico. Qual é o seu objetivo geral? Você quer aumentar a conscientização, aumentar o engajamento ou melhorar as conversões?

Certifique-se de que seus objetivos específicos sejam SMART — específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseados no tempo.

Escolha os canais certos para compartilhar sua mensagem

Delinear os canais certos a serem usados ​​para compartilhar sua mensagem é uma parte importante do planejamento do lançamento de um produto.

Ao procurar plataformas, escolha aquelas que seu público-alvo tem mais probabilidade de usar. Isso garante que você não está apenas jogando suas mensagens no vazio.

Também será útil escolher um canal principal e usar e-mail, mídia social, anúncios pagos e outros canais para apoiá-lo.