Alimentação do arduino nano: Utilizando o componente do jeito certo

Para quem deseja entrar no universo de projetos Arduino é necessário adquirir uma placa, para facilitar a vida de iniciantes, existem opções como o Kit Arduino Start, que vem equipado com os principais componentes para a programação eletrônica

Existem diferentes tipos de placas Arduino, e uma das mais utilizadas é o Arduino Nano. Veremos a seguir mais sobre esse componente, como o mesmo é alimentado e como utilizá-lo do jeito certo. 

Saiba mais +

O que é um arduino nano?

Arduino nano é uma placa de prototipagem eletrônica. Esse componente é compacto e permite adaptá-lo a pequenos sistemas eletrônicos. Em outras palavras, é um dispositivo altamente recomendado para projetos onde é preciso atuar em espaço limitado. 

A plataforma Arduino Nano é projetada com um microcontrolador Atmel AVR, contendo circuitos de entrada e saída embutidos, sendo assim facilmente conectado ao computador e também programado via IDE (interface de desenvolvimento).

O arduino nano serve para quais tipos de projeto?

Esse tipo de Arduino serve para projetos compactos, que necessitam de trabalho ininterrupto, em locais de difícil acesso - isso é possível devido ao seu tamanho reduzido. É indicado também para criar protótipos. 

O objetivo do Arduino nano é criar ferramentas ou projetos acessíveis, com baixo custo, funcionais, fáceis de programar e flexíveis, em conjunto torna esse modelo a opção ideal também para fins acadêmicos. 

O modelo Arduino Nano possui diferentes versões: Nano V3.0, nano Every, 33 BLE, ESP 32, 33 BLE Sense Rev2, Nano 33 IoT. Cada versão apresenta recursos e funcionalidades exclusivas. Além disso, cada versão é direcionada para um tipo de projeto, como veremos adiante:

  • Placa Nano V3.0: usada em mini projetos; 
  • Nano every: é uma evolução da V3.0, com processador mais poderoso, e permite criar programas maiores;
  • Nano 33 BLE: usa conectividade de baixa energia (BLE), voltado para projeto IoT (internet das coisas);
  • Nano BLE Sense Rev2: Direcionado para projetos IoT e projetos com recursos de inteligência artificial;
  • Nano 33 IoT: Apresenta conectividade wi-fi e bluetooth, é uma plataforma completa para programas IoT;
  • Nano ESP32: pode ser usada com a programação MicroPython, também tem conectividade wi-fi e bluetooth.

Como podemos perceber, o Arduino Nano é um modelo versátil que, em sua versão mais básica, pode atender perfeitamente aos fins de aprendizado.  Mais adiante, veremos como funciona a alimentação desse componente. 

Como alimentar o componente eletrônico?

Uma placa Arduino nano é alimentada por uma fonte de energia externa, que pode ser porta USB ou uma fonte de alimentação dedicada. Para garantir o funcionamento correto e seguro é preciso verificar as especificações de tensão e corrente ideais para cada versão. 

Originalmente essa placa foi construída para se comunicar de forma serial via pinos digitais D0 (RX) e D1 (TX), que quando conectados ao computador, permite realizar a transmissão de dados. Podemos dizer que a forma correta de usar esse componente é por conexão mini-B USB, para upload de programação, comunicação e alimentação da placa. 

Esse modelo, Nano, é compatível com o Arduino Integrated Development (IDE), que possibilita desenvolver e carregar o código feito no computador para a placa. O Arduino Nano é muito similar ao modelo Uno, se diferenciando pelo seu tamanho reduzido. 

Onde encontrar um arduino de qualidade?

Placas e componentes para programa em Arduino podem ser encontrados no site da Eletrogate, uma loja especializada em produtos eletrônicos, principalmente na área de robótica e automação, baseados na plataforma Arduino. O Kit arduino Start por exemplo, é composto por componentes essenciais, indicado para quem precisa do primeiro passo para começar a programar. 

Na Eletrogate é possível encontrar o Kit Arduino Start e outros tipos de kits, além de placas isoladas, componentes e outros itens essenciais para você entrar no mundo da plataforma Arduino. Conheça mais sobre esse assunto e veja as opções de componentes disponíveis para você adquirir aqui no site da Eletrogate - referência nesse segmento, atendimento e satisfazendo seus clientes.

Espero que o conteúdo sobre Alimentação do arduino nano: Utilizando o componente do jeito certo tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo