Cirurgias odontológicas gengivais: Entenda

Cirurgias odontológicas gengivais: Entenda

As cirurgias odontológicas gengivais são procedimentos que visam melhorar a estética do sorriso, além de favorecer uma melhor limpeza nos dentes.

Sabemos que os dentes são um cartão de visitas e mantê-los saudáveis é o segredo para um lindo sorriso e uma maior qualidade de vida.

Quando de algum modo, os dentes ou a gengiva passam a causar desconforto ao indivíduo, seja ele estético ou por problemas dentários, muitos buscam formas de amenizar a situação, usando, por exemplo, uma lente de contato dental para ter um sorriso harmônico. 

Caso queira entender o que são as cirurgias odontológicas gengivais, quais são os procedimentos necessários e os seus tipos, continue a leitura.

O que são as cirurgias odontológicas gengivais?

Pode-se dizer que existem diversas opções de cirurgias de gengiva e elas podem ter diferentes indicações. 

O profissional capacitado em processos gengivais é o periodontista que garante uma gengiva saudável em conjunto com o periodonto – ossos e tecidos que revestem o tecido gengival. 

O periodonto é o que dá sustentação aos dentes e estar cuidando dessa parte tão importante da boca faz com que as doenças periodontais sejam evitadas.

As cirurgias gengivais servem para melhorar a estética dos dentes, em que há situações de excesso gengival, falta de tecido e problemas periodontais, como a periodontite. 

Inserir facetas de resina é uma opção que melhora o aspecto gengival, porém a cirurgia tem mais eficácia por ser um procedimento definitivo. 

Quais os tipos desse procedimento?

Diferentes coisas podem levar ao procedimento de cirurgia gengival, porém há algumas que são mais comuns na sala do periodontista. 

Então, entre os procedimentos mais feitos estão: 

  • Gengivectomia;
  • Gengivoplastia;
  • Redução de bolsa periodontal;
  • Reposicionamento do tecido gengival. 

A gengivectomia é um processo totalmente simples em que é retirado o excesso de tecido gengival que passa a impressão de dentes menores, tendo o famoso “sorriso gengival”.

Isso pode afetar a autoestima do paciente e a cirurgia dá uma nova vida e aparência para o sorriso, remodelando-o e deixando mais simples até para fazer a limpeza bucal. 

No caso da gengivoplastia é quando se tem menos tecido gengival do que o normal, ou uma recessão da gengiva que leva ao afastamento entre ela e o dente. 

Assim, é feito um procedimento de enxerto de tecido retirando do palato mole e costurando no local onde há a recessão gengival.

Quando há a periodontite que é a inflamação do periodonto, o tártaro passa a criar uma bolsa periodontal, trazendo sensibilidade, sangramento e possível queda dos dentes, fazendo com que muitos busquem formas de repor essa perda. 

Nessas situações, a procura por preços de implantes dentários têm sido grandes.

A redução da bolsa pode durar algumas sessões e tem como removê-la completamente, além de fazer a remoção das bactérias. 

Na cirurgia de posicionamento do tecido gengival, como o nome já diz, o tecido é reposicionado, sendo mais comum em casos de retrações gengivais específicas. 

Como é feito o procedimento?

Sabendo que há opções de cirurgias para diversos casos, o procedimento varia de acordo com a situação do paciente, em que pode ocorrer a retirada do excesso gengival ou enxertos, dando assim, uma nova aparência ao sorriso. 

Com uma gengiva saudável, outros procedimentos ficam mais fáceis de serem feitos, evitando maiores riscos. 

Então, é possível ver o resultado de cirurgias gengivais e a reposição dos dentes em implantes. 

Portanto, veja como são as mudanças no implante dentário antes e depois, devolvendo a autoestima do indivíduo e melhorando a forma de higienização bucal. 

Como ocorre o pós-operatório?

Uma situação um pouco mais complexa de qualquer cirurgia é o pós-operatório, o que pode ser um pouco complicado devido às inúmeras restrições que devem ser feitas. 

Entretanto, a recuperação da cirurgia pode levar de uma semana a vinte dias, podendo retomar as atividades normalmente, após a intervenção cirúrgica. 

Porém, as restrições que devem ser feitas pós-operatório são: 

  • Evitar esforços físicos severos;
  • Não consumir alimentos duros e quentes;
  • Redobrar os cuidados com a higiene bucal;
  • Fazer uso correto dos remédios prescritos pelo profissional. 

Seguindo essas dicas, o pós-operatório tende a ser ainda mais tranquilo, fazendo com que o paciente volte para sua rotina de forma rápida.

Após a total recuperação, muitos pacientes buscam melhorar ainda mais os sorrisos, assim o aparelho invisível preço acessível tem sido muito procurado pela melhora que há na estética de uma forma discreta. 

Agora que você já sabe o que são as cirurgias gengivais, para que servem e como são feitas, veja com seu dentista se há a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, devolvendo a sua autoestima. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.