Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho? 6 dicas para melhorar seu desempenho

A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais valorizada nas organizações. Isso porque, conforme já comprovado em um estudo da Johnson & Johnson, profissionais que desenvolvem inteligência emocional tendem  a apresentar um melhor desempenho em suas atividades.

Mas o que é, de fato,  inteligência emocional?

Basicamente, trata-se da capacidade que nós seres humanos temos de lidar com nossas próprias emoções e com as de pessoas que nos cercam em determinadas situações.

No ambiente de trabalho, essa característica se faz muito necessária, tendo em vista a constante cobrança por resultados e os eventuais conflitos entre colaboradores com ideias e personalidades diferentes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho:

  1. Saiba identificar as suas próprias emoções;
  2. Conheça os seus limites;
  3. Pratique a automotivação;
  4. Confie mais em si mesmo;
  5. Tenha empatia com seus colegas e clientes;
  6. Esteja aberto para receber críticas;

Continue a leitura e saiba que boas práticas fundamentais você pode adotar no seu dia a dia.

Quer entender melhor o que é inteligência emocional? Este vídeo explica de forma bastante didática, assista e confira todas as dicas:

6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Profissionais emocionalmente inteligentes sabem como reagir perante certas situações e conseguem manter o foco nos resultados. 

Se você quer aprimorar essa habilidade, confira a partir de agora como desenvolver a inteligência emocional no trabalho a partir de 6 dicas essenciais.

1 – Saiba identificar as suas próprias emoções

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. É extremamente importante que você conheça as suas próprias emoções e como você costuma reagir a cada uma delas.

Busque identificar, por exemplo, quais são os gatilhos que te causam estresse e aborrecimento no trabalho.

A partir disso, ficará mais fácil lidar com esses gatilhos da melhor maneira possível. Portanto, melhore seu autoconhecimento e reflita sobre o que te deixa feliz, triste, com medo, frustrado, com raiva, etc.

2 – Conheça os seus limites

A inteligência emocional também tem a ver com conhecer seus próprios limites e respeitá-los.

Evite cruzar essa linha imaginária no dia a dia do trabalho. Aprenda a dizer “não” sempre que alguém tentar ultrapassar esse limite que você determinou.

Muitas vezes, temos receio de recusar uma tarefa, mesmo sabendo que não cabe a nós. Mas será que essa é mesmo a melhor tática?

Quando isso acontecer, caso você sinta que não deveria fazer aquilo, explique porque acha que não é de sua responsabilidade executar aquela atividade e diga NÃO, sem medo!

3 – Pratique a automotivção

Nesta dica de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho, defina estímulos que vão te manter motivado a dar sempre o melhor de si em suas atividades.

Cansado e sem paciência para preencher uma planilha chata? Visualize o resultado, no trabalho que vai poupar no futuro, nos insights que teria depois de completar a planilha e até na recompensa financeira que virá. Pense em algo que te faça realmente ter vontade de terminar o trabalho!

Ao praticar a automotivação, você tende  se tornar um profissional mais resiliente, capaz de superar as adversidades e manter o foco nas suas metas e objetivos.

4 – Confie mais em si mesmo

A autoconfiança também é um aspecto-chave para o desenvolvimento da inteligência emocional.

É importante que você confie mais no seu potencial e acredite naquilo que você é capaz de fazer.

Duvidar constantemente de si mesmo pode prejudicar o seu desempenho e te levar a tomar decisões equivocadas. Ao melhorar sua autoconfiança, você está mais apto a enfrentar os desafios diários que envolvem o seu trabalho.

5 – Tenha empatia com seus colegas e clientes

 inteligência emocional não se restringe à maneira com que lidamos com as nossas próprias emoções, mas também como reagimos às emoções das pessoas que fazem parte do nosso ciclo de convivência.

Para desenvolver a sua inteligência emocional no trabalho, pratique a empatia pelos seus colegas e também pelos clientes.

Busque se colocar no lugar do outro para compreender como eles se sentem quando colocados em determinadas situações.

A empatia é essencial para solucionar conflitos e melhorar o clima no ambiente de trabalho.

6 – Esteja aberto para receber críticas

Pessoas emocionalmente inteligentes estão preparadas para receber críticas sobre o seu trabalho e não reagem de forma agressiva ou ficam na defensiva.

É importante que você se mantenha aberto para receber o feedback de colegas, líderes e clientes sobre  sua atuação.

Não leve as críticas para o lado pessoal e tenha uma postura de profissionalismo para corrigir o que for necessário partir das críticas construtivas que você receber.

Inteligência emocional – Daniel Goleman

O conceito de inteligência emocional foi amplamente explorada e popularizado pelo autor Daniel Goleman em seu livro: Inteligência Emocional – a Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente.

Na obra, Goleman apresenta os 5 pilares da inteligência emocional:

  1. Conhecer as próprias emoções;
  2. Controla as emoções;
  3. Automotivação;
  4. Empatia;
  5. Saber se relacionar interpessoalmente.

Já leu essa obra? Se está sem tempo para isso, ouça este resumo gravado e entenda melhor os pilares de Goleman:

Bom, essas são as nossas 6 dicas fundamentais de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho. O que você achou?

Lembre-se de que inteligência emocional é uma característica que te permite tomar melhores decisões e ainda contribui para a criação de um clima organizacional mais leve e harmonioso.

Portanto, implemente as boas práticas que citamos aqui e melhore o seu desempenho no trabalho.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.