Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho? 6 dicas para melhorar seu desempenho
A inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais valorizada nas organizações. Isso porque, conforme já comprovado em um estudo da Johnson & Johnson, profissionais que desenvolvem inteligência emocional tendem a apresentar um melhor desempenho em suas atividades.
Mas o que é, de fato, inteligência emocional?
Basicamente, trata-se da capacidade que nós seres humanos temos de lidar com nossas próprias emoções e com as de pessoas que nos cercam em determinadas situações.
No ambiente de trabalho, essa característica se faz muito necessária, tendo em vista a constante cobrança por resultados e os eventuais conflitos entre colaboradores com ideias e personalidades diferentes.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho:
- Saiba identificar as suas próprias emoções;
- Conheça os seus limites;
- Pratique a automotivação;
- Confie mais em si mesmo;
- Tenha empatia com seus colegas e clientes;
- Esteja aberto para receber críticas;
Continue a leitura e saiba que boas práticas fundamentais você pode adotar no seu dia a dia.
Quer entender melhor o que é inteligência emocional? Este vídeo explica de forma bastante didática, assista e confira todas as dicas:
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- 6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho
- 1 – Saiba identificar as suas próprias emoções
- 2 – Conheça os seus limites
- 3 – Pratique a automotivção
- 4 – Confie mais em si mesmo
- 5 – Tenha empatia com seus colegas e clientes
- 6 – Esteja aberto para receber críticas
- Inteligência emocional – Daniel Goleman
6 dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho
Profissionais emocionalmente inteligentes sabem como reagir perante certas situações e conseguem manter o foco nos resultados.
Se você quer aprimorar essa habilidade, confira a partir de agora como desenvolver a inteligência emocional no trabalho a partir de 6 dicas essenciais.
1 – Saiba identificar as suas próprias emoções
O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. É extremamente importante que você conheça as suas próprias emoções e como você costuma reagir a cada uma delas.
Busque identificar, por exemplo, quais são os gatilhos que te causam estresse e aborrecimento no trabalho.
A partir disso, ficará mais fácil lidar com esses gatilhos da melhor maneira possível. Portanto, melhore seu autoconhecimento e reflita sobre o que te deixa feliz, triste, com medo, frustrado, com raiva, etc.
2 – Conheça os seus limites
A inteligência emocional também tem a ver com conhecer seus próprios limites e respeitá-los.
Evite cruzar essa linha imaginária no dia a dia do trabalho. Aprenda a dizer “não” sempre que alguém tentar ultrapassar esse limite que você determinou.
Muitas vezes, temos receio de recusar uma tarefa, mesmo sabendo que não cabe a nós. Mas será que essa é mesmo a melhor tática?
Quando isso acontecer, caso você sinta que não deveria fazer aquilo, explique porque acha que não é de sua responsabilidade executar aquela atividade e diga NÃO, sem medo!
3 – Pratique a automotivção
Nesta dica de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho, defina estímulos que vão te manter motivado a dar sempre o melhor de si em suas atividades.
Cansado e sem paciência para preencher uma planilha chata? Visualize o resultado, no trabalho que vai poupar no futuro, nos insights que teria depois de completar a planilha e até na recompensa financeira que virá. Pense em algo que te faça realmente ter vontade de terminar o trabalho!
Ao praticar a automotivação, você tende se tornar um profissional mais resiliente, capaz de superar as adversidades e manter o foco nas suas metas e objetivos.
4 – Confie mais em si mesmo
A autoconfiança também é um aspecto-chave para o desenvolvimento da inteligência emocional.
É importante que você confie mais no seu potencial e acredite naquilo que você é capaz de fazer.
Duvidar constantemente de si mesmo pode prejudicar o seu desempenho e te levar a tomar decisões equivocadas. Ao melhorar sua autoconfiança, você está mais apto a enfrentar os desafios diários que envolvem o seu trabalho.
5 – Tenha empatia com seus colegas e clientes
inteligência emocional não se restringe à maneira com que lidamos com as nossas próprias emoções, mas também como reagimos às emoções das pessoas que fazem parte do nosso ciclo de convivência.
Para desenvolver a sua inteligência emocional no trabalho, pratique a empatia pelos seus colegas e também pelos clientes.
Busque se colocar no lugar do outro para compreender como eles se sentem quando colocados em determinadas situações.
A empatia é essencial para solucionar conflitos e melhorar o clima no ambiente de trabalho.
6 – Esteja aberto para receber críticas
Pessoas emocionalmente inteligentes estão preparadas para receber críticas sobre o seu trabalho e não reagem de forma agressiva ou ficam na defensiva.
É importante que você se mantenha aberto para receber o feedback de colegas, líderes e clientes sobre sua atuação.
Não leve as críticas para o lado pessoal e tenha uma postura de profissionalismo para corrigir o que for necessário partir das críticas construtivas que você receber.
Inteligência emocional – Daniel Goleman
O conceito de inteligência emocional foi amplamente explorada e popularizado pelo autor Daniel Goleman em seu livro: Inteligência Emocional – a Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente.
Na obra, Goleman apresenta os 5 pilares da inteligência emocional:
- Conhecer as próprias emoções;
- Controla as emoções;
- Automotivação;
- Empatia;
- Saber se relacionar interpessoalmente.
Já leu essa obra? Se está sem tempo para isso, ouça este resumo gravado e entenda melhor os pilares de Goleman:
Bom, essas são as nossas 6 dicas fundamentais de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho. O que você achou?
Lembre-se de que inteligência emocional é uma característica que te permite tomar melhores decisões e ainda contribui para a criação de um clima organizacional mais leve e harmonioso.
Portanto, implemente as boas práticas que citamos aqui e melhore o seu desempenho no trabalho.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.