Como escolher um bom advogado

Através de uma consultoria jurídica é possível buscar o esclarecimento de dúvidas, fazer realizações de análises de documentos, procedimentos extrajudiciais, realizar cálculos e planejamentos. Por isso, escolher um bom advogado se faz tão necessário neste caso. Em inúmeras e divergentes situações, as pessoas já precisaram contratar um advogado. Avaliando decisões judiciais em variados casos, sejam eles simples ou complexos, percebe-se a necessidade desta contratação.

Dicas para contratar um bom advogado

– Escolha um advogado que seja especialista no assunto!

Na hora da pesquisa para contratar um bom advogado é importante pesquisar o profissional que seja especializado na área, que tenha conhecimento e prática no assunto. Este ponto é importante, pois nem todos os advogados estão por dentro de todos os assuntos, dificultando assim que o processo ocorra de maneira ágil.

É extremamente importante que o advogado escolhido seja acessível e fácil de dialogar, esclarecendo todas as questões e dúvidas, auxiliando os clientes e estimulando a serenidade, pois a melhor maneira de atuar em uma causa é usando o diálogo para resolver os problemas gerados. Sendo assim, é necessário que o advogado contratado estimule a conversa entre as partes, evitando estresse e tornando o processo ainda mais demorado.

Ao contratar um bom advogado, o profissional precisa ser um solucionador de conflitos e problemas nesta situação, fazendo com que a causa aconteça da forma mais rápida possível e garantindo o melhor para seus clientes. Isso faz com que a personalidade do advogado seja bastante relevante na hora da escolha!

– Opte pelo advogado especializado em mediação!

É importante que o advogado tenha conhecimento e experiência em mediação, pois mesmo quando há comum acordo entre as partes, há possibilidades de gerar algumas discussões até que tudo seja resolvido. Nessa hora o profissional precisa estabelecer uma conversa entre as partes para que seja feito um acordo, de maneira calma e sensata.

– Valorize o bom atendimento!

O comportamento diz muito sobre a capacidade de um profissional. O bom advogado deve ter uma postura dinâmica e proativa. Ele deve estar preparado para esclarecer dúvidas e instruir o cliente sobre a melhor maneira de solucionar o problema, tanto pelos meios de conciliação quanto por meio da propositura de ação.

– Procure referências de antigos clientes!

Para contratar um bom advogado, conversar com clientes antigos é uma forma de saber como um advogado atua e conhecer melhor sua postura profissional. Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que já contrataram esses serviços para fornecer informações verídicas e concretas sobre o desempenho do profissional.

Principais motivos para procurar um advogado

Problemas familiares (divórcio e inventário):

Uma das situações que mais causam atrito é que muitos casais ou famílias não conseguem chegar a um acordo. O papel do advogado será realizar este acordo entre as partes e legalizar novas condições para que eles possam seguir sua vida;

Insatisfação com produtos e serviços:

Com o Código do Consumidor (conjunto de normas e leis para que os clientes não tenham mais problemas constantes com empresas), o advogado irá ressaltar seus direitos perante a lei, visto que muitos produtos e serviços adquiridos podem gerar insatisfações;

Reclamação trabalhista:

Mais um dos motivos que um profissional ou a própria empresa tenha que contratar um advogado. Um dos benefícios em contratar um advogado para empresa é prevenir problemas e até mesmo resolvê-los. Já o trabalhador, contratar um advogado fará com que ele pratique todos os seus direitos perante a empresa!

Qual o valor para contratar um advogado?

Certamente um dos principais aspectos decisórios na contratação de um bom advogado é o preço. Além do profissional transmitir a segurança necessária e ter grande conhecimento técnico, é necessário que o preço dos serviços seja compatível com a possibilidade de pagamento.

Existem diversas formas de se contratar um advogado, seja por causa isolada, por mês, por hora, pagando antes, pagando por ato, pagando pelo êxito, à vista, parcelado e assim por diante. É importante perguntar ao profissional ou ao escritório quais as opções existentes para pagamento naquele caso específico. É possível que mais de uma opção seja apresentada, sendo possível adequar o preço à sua necessidade.Como em qualquer outro serviço contratado, muitas vezes a contratação do barato pode gerar um prejuízo maior por “o barato pode sair caro” . Por isso pesquise sobre o profissionalismo do profissional, e não seu preço!