O que é a Petrobras?

Você sabe o que é a Petrobras? Com certeza já ouviu falar, mas hoje vamos te mostrar a empresa de forma mais aprofundada.

Fundada pelo presidente Getúlio Vargas no dia 03 de outubro de 1953, a sua fundação está diretamente ligada com o desenvolvimento da indústria brasileira. 

Desse modo, o Brasil pode crescer tanto em termos de tecnologia como na exploração de petróleo.

O que é a Petrobras em termos de empresa? Bom, ela se enquadra na categoria de capital misto, sendo que o governo do Brasil detém a maioria das ações.

As ações da Petrobras diminuíram seu valor de mercado nos últimos anos, além disso tanto o governo quanto os acionistas possuem interesse pela privatização da empresa.

De modo que é importante dizer que a Petrobras merece destaque na economia do Brasil, sendo o petróleo um recurso energético gerador de royalties para nosso país.

O que é a Petrobras?

O que é a Petrobras? Para começar vamos apresentar o nome oficial: Petróleo Brasileiro S/A, maior empresa de petróleo do país.

Na época em que foi fundada em 1953 era tida como garantia de monopólio no setor, no entanto, em 1997 ocorreu a quebra do monopólio. De modo que o Brasil se abriu para que outras petrolíferas pudessem atuar.

Porém a Petrobras está consolidada como sendo a maior empresa do ramo de petróleo no Brasil e no mundo.

Ainda sobre o que é a Petrobras, é uma empresa que possui capital aberto, ou seja,  de economia mista, apesar do governo brasileiro possuir maioria das ações não é mais uma estatal.

História da Petrobras

Foi através de uma mobilização civil que a Petrobras nasceu, na época surgiu uma campanha chamada de “O petróleo é nosso”, o movimento defendia que o Brasil produzisse seu próprio petróleo. 

O presidente era Getúlio Vargas, que anunciou então a criação da Petrobras. A estatal veio com tudo e colaborou muito para o crescimento do Brasil na era da industrialização. 

Em 1953 como dito anteriormente a Petrobras foi criada, hoje a empresa está em 19 países, sua sede está no Rio de Janeiro.

De modo que, no ano de 1961 teve sua primeira refinaria instalada na cidade fluminense de Duque de Caxias. E em 1963 a Petrobras criou a CENPES, com o objetivo de estudar e pesquisar novas maneiras de extrair petróleo.

Outros fatos marcantes na história da empresa incluem:

1971 – Criação da Petrobras distribuidora, não só de petróleo como também dos seus derivados.

1974 – Bacia de Campos, até hoje uma das mais influentes do Brasil.

1997 – Fim do monopólio do governo, a Petrobras passa a ser empresa de sociedade mista.  

2007 – Descoberta do pré-sal.

Como se dá a exploração do petróleo?

Antes é importante que você saiba que a exploração do petróleo requer tecnologia e conhecimentos específicos.

Encontrado em bacias sedimentares, sua exploração é na verdade um processo sendo necessário prospecção e análise das rochas. 

Depois da análise esta sendo positiva, a perfuração entra em ação com equipamentos apropriados. A última fase é trazer o petróleo para terra, através de máquinas específicas.

Pré-sal

O  Pré-sal pode ser encontrado nos seguintes estados brasileiros:

  • Espírito Santo;
  • Santa Catarina;
  • Rio de Janeiro;
  • Paraná; e
  • São Paulo.

Bacias sedimentares no aspecto geológico: Espírito Santo, Santos e Campos dos Goytacazes. Lembrando que sua localização é em profundidade cerca de 8 mil metros, no entanto, sua exploração é vantajosa mesmo com a dificuldade de ser explorado. 

O Pré-sal foi descoberto em 2007, graças à dedicação de profissionais que incansavelmente buscavam formas de prospectar e perfurar o subsolo. 

O nome Pré-sal é devido à localização onde essas reservas são encontradas, abaixo do solo do mar. 

O aparecimento do Pré-sal aumentou as expectativas no Brasil tanto em relação à política quanto na economia nacional. Em termos de números, a produção do pré-sal gira em torno de 1 milhão e meio de barris por dia. 

Apesar das dificuldades, vale muito a pena a exploração, por ser lucrativa. Em 2016 o pré-sal abriu para que outras empresas também pudessem fazer a sua exploração, sendo do Brasil apenas a preferência em relação aos leilões das reservas. 

Petrobras e sua importância para o Brasil

Criada no contexto de industrialização, a Petrobras foi e continua sendo importante economicamente para o Brasil, sua criação abriu as portas para explorar, produzir e comercializar o petróleo. 

O que é a Petrobras? também podemos dizer que é uma das maiores geradoras de empregos do país.

Estado e a Petrobras

Durante o mandato de Getúlio Vargas (1882-1954) existia uma política muito forte que intervinha no Estado, então para crescer a industrialização no Brasil e terminar com a dependência de outros países, a Petrobras foi criada.

Por isso, a Petrobras era monopólio do Governo até o ano de 1997 no Governo de Fernando Henrique Cardoso esse ciclo foi quebrado. 

Mesmo depois do acontecido o Governo continua sendo o sócio majoritário com 51% das ações, sem dúvida essa quebra foi uma ruptura porém necessária. 

Privatização

Este é um assunto bastante discutido até os dias atuais tendo ganhado mais ênfase com o fim do monopólio em 1997.

Mesmo antes do monopólio ser quebrado, o Brasil vivenciou várias ações neoliberal, fato que aumentou ainda mais o desejo pela privatização.

A privatização em tese busca diminuir o poder do Estado sobre a Petrobrás assim como  redução de gastos excessivos por parte dos governantes. 

No ano de 2020 o Brasil passou por uma crise financeira por conta da pandemia Covid 19, de modo que com o acontecido esse assunto privatização ganhou mais forças. 

Os acionistas em geral gostam da ideia de privatização, investidores internacionais estão de olho no nosso pré-sal.

Visto que esse assunto ainda vai gerar muitas discussões o melhor é desejar que aconteça o melhor para o Brasil.

Agora que você já sabe o que é a Petrobras é hora de compartilhar esse artigo com os seus colegas, espero que tenha gostado. Até a próxima!
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc