O que é a mineração?

É muito difícil pensar no mundo sem mineração, pois é a partir dessa atividade que muitas outras atividades são desenvolvidas em todo o mundo. Então, o que é a mineração?

Se pararmos para observar, tudo em nosso entorno tem algo que depende da mineração, seja para fabricação de automóveis, computadores, para a construção de edifícios, e até mesmo para a produção de roupas.

Sendo assim, vamos entender um pouco mais dessa atividade tão antiga e tão importante no cotidiano das pessoas, entendendo o que é a mineração, os tipos, seus processos, a importância dela no Brasil e suas indústrias.

O que é a mineração?

A mineração é um processo onde há a extração de minerais concentrados na terra. Essa atividade é dividida em pesquisa, exploração, extração (lavra) e beneficiamento dos minérios encontrados no subsolo.

Essa é uma atividade tanto econômica como industrial, e seu processo passa por diversas etapas até chegar no produto final.

Já pensou que para que esses minerais cheguem a suas mãos em formas de produtos como computadores e smartphones, é necessária toda uma estrutura?

O conhecimento prático e teórico nessa situação é imprescindível para que o trabalho seja desenvolvido de maneira correta.

Por exemplo, um geólogo tem papel muito importante na hora de fazer a pesquisa de solo, como também no momento da extração (lavra).

Técnicos especializados são essenciais tanto nos trabalhos de campo, como também em questões relacionadas a regulamentação.

Por isso, ao desenvolver esse trabalho de mineração, é imprescindível que a empresa responsável invista em profissionais do suporte técnico. Agora que você já sabe o que é a mineração, vamos conhecer os tipos.

Tipos de mineração

Esse termo se refere aos tipos de técnicas realizadas para fazer a extração do minério. As extrações são chamadas de lavras.

O tipo de lavra é determinado de acordo com as condições do solo, analisadas e estudadas pelo técnico responsável.

Por exemplo, a técnica de extração onde os minérios são encontrados em pouca profundidade de chama lavra a céu aberto.

Já a extração de depósitos de minérios que se encontram em grandes profundidades, é chamada de lavra subterrânea.

Dependendo da análise do técnico ou geólogo, ele vai determinar qual serão os procedimentos de extração do minério.

Seus processos

Os processos de mineração são divididos em prospecção, pesquisa, avaliação e explotação. A primeira etapa é a mais econômica de todas.

A prospecção nada mais é que encontrar uma área para mineração que tenha potenciais econômicos significativos.

Para que seja feito a prospecção da área, é necessário utilizar ferramentas como imagens de satélite, mapas topográficos e levantamentos geofísicos.

Esses, ajudarão a determinar a área que produz e tem estrutura para a produção do minério em questão, por exemplo.

Assim que a prospecção é feita e se tem uma área de interesse, é necessário passar para a etapa de pesquisa.

A partir desse momento é necessário protocolar todas as etapas através da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Para realizar a pesquisa de minério no Brasil, é necessário solicitar e protocolar um requerimento para fazer a pesquisa. 

Esse documento abordará como será a pesquisa, identificando o orçamento, como também a substância pesquisada, além do calendário descrevendo as atividades entre outras características.

Após a autorização da pesquisa pela ANM, essa, deve seguir o plano apresentado e posteriormente a avaliação autorizará ou não o funcionamento da mina.

Nessa avaliação será considerado seus custos relacionados a operação, como também a capacidade de produção da mina.

Após a avaliação há a etapa da extração ou lavra, sendo esse feita a céu aberto ou de forma subterrânea a depender da análise dos estudos.

Em seguida, quando há o encerramento da exploração, há a desativação e o fechamento da área da mina que foi explorada.

Mineração no Brasil

A atividade no país ainda é uma grande fonte econômica incentivando o crescimento da economia de todo o Brasil.

Esse setor atrai muitos investimentos, sendo que é um retorno seguro e garantido, se o mesmo for explorado adequadamente.

O Brasil produz e faz o comércio do minério para todos os tipos e setores de indústria que faz uso dos minerais nos seus produtos.

Não é recente essas atividades de mineração aqui no Brasil. Desde a época da Colonização a extração de minério é presente no país.

Hoje em dia essa atividade é responsável por 5 % do PIB do país, oferecendo produtos muito importante para vários setores industriais.

Metalúrgicas, siderúrgicas e indústria petroquímica são alguns setores que utilizam produtos vindos do minério.

O que é a mineração? A mineração, por ser muito forte e economicamente relevante pode ajudar o país a fazer a transição de país emergente para país desenvolvido.

É possível verificar o desenvolvimento desse setor e sua modernização. Essas mudanças tem como principal objetivo potencializar a atividades de produção.

Porém essa questão deve ser analisada com cautela e muita atenção, pois o setor de mineração no Brasil influencia não só economicamente o país como também em aspectos políticos, ambientais e do cotidiano.

Indústrias

A exploração de minério pode ser encontrada em todas as partes do território do Brasil, e nos últimos anos as indústrias desse setor teve bastante crescimento.

Há uma variedade de produção de minério na indústria desse setor no Brasil, sendo que entre os principais extraídos são : cerca de 71% de ferro, 9,4% de cobre, 8,9% de ouro, níquel com 2,5 % e alumínio com 3,75.

As indústrias da mineração fornecem uma variedade de produtos para vários outros setores da indústria do país, tornando assim o setor minerador essencial para o bom funcionamento de outros setores industriais.

Além da importância para outros setores da indústria, a mineração é uma das áreas que está gerando empregos.

Por ser um setor que influencia também outros setores da indústria, ele já gerou cerca de 733 mil empregos diretamente e mais de 2 milhões indiretamente.

A tendência é que esse setor evolua, se conectando ainda mais com a tecnologia, surgindo assim a mineração 4.0.

Embora essa área seja bastante tradicional, o setor já percebe a necessidade de uma reciclagem e implementação de tecnologia para otimizar os processos.

Com a adoção de novas tecnologias, o setor tende a aumentar também a segurança, tornando o ambiente mais dinâmico e eficiente. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.