O que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e como calcular?
Dentre tantas siglas de métricas para analisar, talvez você ainda não saiba o que é CAC. Por isso, aqui vamos te explicar de forma simples e direta o que você precisa saber a respeito do assunto.
Afinal, conhecer para que serve o CAC, sua importância e como calculá-lo é primordial para tomar decisões mais assertivas e obter sucesso nos negócios.
Vamos lá? Continue lendo!
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O que é CAC?
CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, o custo que uma empresa tem para adquirir um novo cliente. É um KPI de vendas essencial para entender quanto um negócio precisa investir para conquistar novos consumidores.
Os custos não são apenas com mídia e marketing, mas também com time comercial, comissões, ferramentas, frete, matéria-prima, estrutura, enfim, todos os gastos envolvidos para a aquisição de um novo cliente.
E para que serve o CAC? Com o CAC, você tem clareza sobre quanto sua empresa está gastando para converter uma pessoa em um cliente.
Como calcular o CAC?
Para calcular o CAC é simples: basta dividir o custo total pelas vendas feitas no período (dia, semana, mês, ano, o que fizer mais sentido para a sua análise). A fórmula fica assim:
CAC = custo total / vendas
Colocando em números, vamos imaginar uma empresa que, em um mês, gastou R$ 5 mil reais em aquisição e converteu 50 clientes.
O cálculo seria:
CAC = 5.000 /50 = R$ 100
Ou seja, cada cliente está custando R$ 100 para a empresa.
E o que é um bom CAC? Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois o número vai depender do ticket médio da sua empresa e do LTV.
Por exemplo: se o ticket médio é de R$ 300, mas o CAC está em R$ 400, então talvez você até possa pensar que o CAC não está bom.
Entretanto, se esse cliente fizer várias compras ao longo do período em que se relaciona com a empresa, então o LTV dele será alto e compensará o valor do CAC.
Quer facilitar o seu trabalho? Acesse uma calculadora gratuita para calcular o Custo de Aquisição de Clientes.
Ao fazer o download da calculadora de CAC, você também poderá calcular em poucos cliques outras métricas, como churn rate, First Contact Resolution (FCR), taxa de retenção de clientes e muito mais!
Qual a importância de acompanhar o CAC?
A importância de saber o que é CAC e como calculá-lo é entender se o custo compensa quando se observa o LTV.
Ficou confuso com essa sopa de letrinhas? Nós vamos explicar.
LTV é a sigla para Lifetime Value, métrica que mostra quanto de dinheiro um cliente está trazendo para uma empresa enquanto mantém um relacionamento com ela e adquire seus produtos/serviços.
A tradução de Lifetime Value seria “valor vitalício” ou, como é dito no mercado, “vida útil” do cliente.
Para calcular o LTV, é preciso saber:
- Ticket médio;
- Média de compras por cliente ao ano;
- Média de tempo de retenção de clientes.
A fórmula é:
LTV = (Ticket médio x média de compras por cliente ao ano) x média de tempo de retenção de clientes
Colocando em números para facilitar, vamos considerar uma empresa que tem uma plataforma com plano mensal e o valor é, em média, R$ 200.
Os clientes contratam a ferramenta por cerca de três anos e, ao longo de um ano, 12 transações são feitas. Então:
- Ticket médio: R$ 200;
- Média de compras por cliente ao ano: 12;
- Média de tempo de retenção de clientes: 3 anos.
Colocando os valores na fórmula, o resultado seria:
LTV = (200 x 12) x 3 = R$ 7.200
É por isso que o CAC e o LTV estão diretamente relacionados: enquanto a métrica CAC mostra os custos da aquisição de um cliente, o LTV indica o lucro dado pelo consumidor à empresa após adquirir seus produtos/serviços.
Assim, o LTV sempre deve ser maior que o CAC, pois, além de pagar os custos do cliente, a empresa ainda lucrará com a operação.
Voltando ao exemplo que acabamos de mostrar, caso o CAC seja de R$ 500, mas o LTV seja de R$ 7.200, então a estratégia está eficiente. Agora, caso a retenção seja baixa e os clientes assinem a plataforma por apenas 1 mês, então o cenário será mais crítico, pois o LTV vai cair para R$ 200.
Ao conhecer essas métricas de vendas, é possível tomar decisões mais assertivas sobre quais os próximos passos do negócio, quais ações devem continuar e quais estratégias precisam ser repensadas.
Afinal, de nada adianta apenas acompanhar o volume de clientes se você não sabe quanto eles estão custando para a empresa. Se o CAC se mantiver acima da receita do negócio durante muito tempo, a conta não fechará e a operação se tornará insustentável.
Por isso, para garantir a saúde do seu negócio, é essencial analisar o CAC.
Outras métricas que merecem sua atenção
Até aqui você pôde descobrir o que é o CAC, conheceu também o LTV, mas existem diversas métricas importantes que podem ser analisadas.
Elencamos algumas delas aqui:
- Churn rate: a taxa de churn mostra o número de clientes que deixaram de fazer negócios com uma empresa em um determinado período;
- First Contact Resolution (FCR): o indicador revela quantos clientes conseguiram resolver seus problemas no primeiro contato com a empresa;
- Taxa de retenção de clientes: o índice mede o volume de clientes que se fidelizaram à marca em um período;
- Ticket médio: sinaliza o valor médio das vendas fechadas pelos vendedores;
- Retorno sobre Investimento (ROI): o ROI indica o retorno financeiro da empresa em comparação com os investimentos feitos para realizar as vendas.
Esperamos que você tenha entendido o que é CAC, como calculá-lo e qual a importância dessa métrica.
Lembre-se de que é a análise dos dados que te ajudará a tomar as melhores decisões para o negócio.
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