O que é e como funciona a construção naval

Desde os tempos coloniais que a indústria é presente no país, principalmente por conta da geografia do Brasil. Mas você sabe como funciona a construção naval?

O mercado naval possui vários segmentos, porém todos são interligados e compõem esse setor que a cada dia vem se desenvolvendo mais.

Sendo assim, nesse texto você vai saber o que é , sua importância, como funciona, como é o mercado de trabalho e as áreas de atuação que existem no setor de construção naval do Brasil.

O que é, e como funciona a construção naval?

Esse setor está responsável pela construção de novos navios, assim como tem responsabilidade também por reparos e manutenções nessas unidades operacionais.

Ela também engloba setores de construção de navios militares, assim como é responsável pela construção de plataformas no setor de empresas offshores.

Como funciona a construção naval? A construção naval também é responsável pela fabricação de barcos de apoio, assim como na construção de estruturas que fazem a exploração de petróleo em alto mar.

Ela é uma indústria grande consumidora de insumos como por exemplo, o aço. Além disso, ela também necessita de tubulações, equipamentos eletrônicos, entre outros sistemas fazendo com que outros tipos de indústrias sejam incentivados.

Importância no Brasil

Como funciona a construção naval? O setor de construção naval e offshore nos últimos anos passou a ser uma área bastante importante para o desenvolvimento da economia brasileira.

Considerada uma indústria estratégica, ela já gerou mais de 60 mil novos empregos, sendo que cerca de 25 mil foram gerados no Rio de Janeiro.

Esse setor é muito importante, pois desenvolve a capacidade de construir navios de acordo com as necessidades de transporte de mercadorias pelo território do país.

Sendo assim, é possível transitar pelos 8 mil km de mar e cerca de 2 mil km do rio Amazonas, do Rio Grande do Sul, até o estado do Amazonas com embarcações adequadas.

Outro fator de grande importância é o seu impulsionamento do setor de empregos, uma vez que a construção naval além de agitar o mercado de trabalho, incentiva a qualificação de pessoas com o objetivo de as mesmas atenderem as demandas da área.

O mercado de construção naval do Brasil a cada dia está evoluindo e isso tem despertado a atenção de outros países.

Com uma das maiores carteiras do mundo de encomendas, o setor estuda a possibilidade de construir até 17 estaleiros.

Com isso, o setor caminha para oferecer oportunidades de novas carreiras profissionais, incentivando a qualificação profissional.

Como funciona a construção naval?

A construção naval funciona a partir de estaleiros. Essas são instalações que tem como objetivo fazer a manutenção ou construção de vários tipos de embarcações.

Essas podem ser do tipo militar, como por exemplo porta aviões ou fragatas, e também do tipo civil, para a construção de navios de passeio ou transporte de carga.

Os equipamentos que você encontra em um estaleiro são: diques, onde as embarcações que estão sendo trabalhadas, ou sofrendo um processo de manutenção estacionam.

Outras unidades que integram o estaleiro são, o setor de carpintaria, oficinas elétricas e mecânicas, o setor de pinturas, além de equipamentos como os enormes guindastes.

Alguns dos principais estaleiros do Brasil são:

Atlântico Sul (EAS)– situado no Porto de Suape, um complexo industrial portuário, em Ipojuca, no estado de Pernambuco. 

Esse estaleiro tem como principais atividades a construção de petroleiros e cargueiros, como também plataformas do tipo offshore. Também localizado no Porto de SUAPE, podemos encontrar o Estaleiro Vard Promar.

Rio Grande (ERG)– esse estaleiro está localizado no Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, no canal de acesso a Lagoa dos Patos, e é voltado para a construção naval.

Profissionais e mercado de trabalho

Por está em crescimento no Brasil, o mercado de trabalho desse setor está bastante aquecido.

E os principais estados do país onde a oferta de emprego nesse setor está em alta, é o Rio de Janeiro, onde se concentra a maior indústria naval do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.

A maior parte da mão de obra é empregada principalmente em estaleiros, e por ser um setor onde se tem pouca mão de obra qualificada, o profissional dessa área consegue facilmente se posicionar no mercado de trabalho.

O profissional dessa área pode contribuir com a construção, assim como a manutenção de navios militares, de apoio fluvial ou marítimo, construção e manutenção de navios graneleiros e módulos para plataformas.

Esses profissionais também são responsáveis pela manutenção e construção de comboios, rebocadores, porta contêineres, navios petroquímicos, sondas de perfuração, navios de passeio, entre outros.

Como funciona a construção naval? Além dos estaleiros, esses profissionais, principalmente os engenheiros navais, podem atuar nas hidrovias e nos portos, fazendo a coordenação de embarque e desembarque das cargas oriundas de vários lugares. 

Áreas de atuação

Na área de construção naval, o profissional, principalmente o engenheiro especializado no setor naval, comandará a construção de embarcações de pequeno, médio e até grande porte.

Além também de projetar e construir plataformas para a exploração e produção de petróleo em alto mar.

Manutenção e construção naval

A manutenção de navios é entendida como atividades desenvolvidas pelo setor de serviços, já a construção naval é uma atividade do setor industrial.

Geralmente as construções de navios são realizadas em diques secos, já os reparos são feitos em diques flutuantes e até mesmo nos cais.

A construção de navios requer estruturas grandiosas e resistentes, com a adoção de super guindastes para desenvolver a produção.

Isso porque é necessário que esses guindastes aguentem o içamento de módulo montados fora do estaleiro ou do dique.

Em relação a manutenção de navios, os equipamentos que são utilizados para que os reparos sejam realizados, são menores e mais flexíveis, o que facilita muito o trabalho.

A localização do estaleiro é fator determinante para a conquista de clientes que queiram fazer reparos em navios.

Já em relação a construção de uma embarcação, esse não é um fator a ser levado muito em consideração, uma vez que, a produção de um navio pode levar mais de um ano para ser realizada.

A construção naval do Brasil é um setor em crescente expansão que está influenciando outras indústrias e a economia do país.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.