Como funciona a energia solar

Como funciona a energia solar? Energia é sempre importante. É graças a ele que a sociedade se desenvolveu tanto. A verdade é que ficar sem ela é quase impossível atualmente, não é? Isso porque há sempre o que fazer quando o assunto é utilizar energia.

Isso fica ainda mais em evidência quando pensamos em outros pontos. Por exemplo, atualmente muitos profissionais começaram a trabalhar em suas casas, fazendo com que o preço da energia fosse lá para o alto. É claro, quanto mais energia se utiliza, mais cara ela vem e mais recursos são utilizados para suprir certa necessidade.

Dito isso, nada melhor que entender um pouco mais como diversos especialistas acabam lidando com os problemas da energia. A cada dia se busca mais uma forma limpa de gerar ela. A energia solar é com certeza uma das opções do momento.

O que é energia solar

O sol é nossa fonte de energia mais importante. As pessoas trabalham há muito tempo para usar energia solar de forma eficaz. O recurso ambientalmente amigável é a chave para um fornecimento ecológico de energia e oferece o potencial para inúmeras aplicações.

Para a conversão da energia solar em eletricidade, equipamentos técnicos como células solares são geralmente necessários. Sua função é baseada no efeito fotoelétrico, no qual uma diferença potencial entre dois eletrodos é gerada sob a incidência de luz.

A energia solar tem muitas vantagens: é gratuita e disponível quase indefinidamente e não custa nada. E é particularmente ambientalmente amigável. No entanto, uma das principais desvantagens da energia solar é sua volatilidade. 

Isso significa que não é exatamente previsível quanta energia o sol fornecerá a qualquer momento. À noite e no inverno, a energia solar não pode ou apenas cobrir parcialmente a demanda atual. O uso de energia solar deve, portanto, estar necessariamente ligado a métodos de armazenamento dessa energia.

Um dia de sol quente que não aguentamos ficar sem um ar-condicionado ou um ventilador. É claro, esses itens gastam energia, o que é um grande problema no final do mês.

Mas aí você descobre que é possível tirar energia do calor do sol! Bem, como isso seria possível? Na verdade, é bem simples. A ideia se baseia em um princípio antigo. O sol gera energia, mas essa não é elétrica. Tudo que é necessário é fazer uma transformação.

Essa é a ideia, isso é energia solar! No geral, energia solar é a energia do sol transformada em elétrica. É claro, isso possui certas restrições que falaremos durante o texto ainda, mas há outros pontos a considerar.

Como funciona a energia solar?

Como funciona a energia solar? O funcionamento já foi um pouco explicado acima, você já sabe que a energia do sol se transforma em energia elétrica novamente, certo? Mas como ela faz isso? Como a transformação acontece?

É bem simples na verdade. Existem materiais que fazem esse processo. São chamados de inversores. Lembrando que para que estes funcionem é fundamental a captação da energia solar, essa acontece por meio dos painéis solares.

Os painéis já são mais conhecidos, apesar de ainda apresentarem certas características que não são tão interessantes. De toda forma a utilização deles gestante a passagem de energia solar até o transformador. Após passar por ali ela se torna elétrica!

Não é possível falar com tanta facilidade o que acontece ali dentro, nem mesmo os profissionais da área sabem exatamente. No entanto, a questão é que uma energia se transforma em outra!

Onde ela fica melhor inserida?

Como funciona a energia solar? O calor se transforma em eletricidade. Com isso já dá para saber onde fica mais fácil utilizar a energia elétrica. Isso mesmo, em regiões onde o sol passa mais tempo! 

O Brasil, por exemplo, é um local perfeito para isso. Não apenas porque temos sol durante o dia, mas porque há regiões em que a colocação de painéis solares pode render bastante lucros.

Por ser uma energia limpa, cada vez mais empresas associam ela também. Isso faz com que o marketing da marca suba bastante! Lembrando que nesses casos é utilizado mais de uma forma de obter energia.

Porque nem todo mundo utiliza a energia solar

Existem algumas razões para que ela não seja utilizada por todas as pessoas. A primeira delas é relacionada com seu alcance e quantidade de energia obtida. Essa é bem menor do que em outros métodos.

Isso faz com que a energia solar seja apenas parcialmente utilizada em certo local. Em outras palavras, a energia somente é utilizada quando falamos de serviços específicos. No geral, são utilizadas outras formas de produzir eletricidade em uma residência, por exemplo.

Outro fator crucial é o preço. Muitas vezes ele não é um dos mais competitivos. Isso gera muitos problemas.

É tão caro assim? 

Como funciona a energia solar? Bem, pode-se dizer que o investimento inicial é sim caro, mas a energia solar ainda é mais barata que qualquer outro meio. Sim! A conta de luz que paga em sua casa por utilizar certos serviços, ao longo do tempo, será mais cara que a energia solar.

Isso porque os painéis solares, apesar de mais caros, acabam retirando a necessidade de pagar energia todo mês, ao menos, em grandes valores. Sendo assim, depois de alguns anos fica claro que é um bom investimento.

Algumas das pessoas que utilizam afirmam gastar mesmo agora. Porém, o investimento inicial é sim um problema. Já imaginou como seria para uma família que recebe um salário que apenas os sustenta comprar um painel solar? Pois é, a verdade é que esse tipo de energia ainda não é a realidade de muitos, mas com certeza ela vale a pena! 

Conclusão

Energia limpa, prática, com bom desenvolvimento. Quem gosta da energia solar sabe de suas qualidades e quem sabe nos próximos anos ela não se torne a maneira mais simples de se conseguir energia? 

Afinal, a compra e instalação dos painéis solares é bem prática e muitas empresas já fazem isso. Espero que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.