O que é gamificação

O que é gamificação?

Gamificação ou gamificação (em português) é uma forma criativa de envolver os funcionários e tornar as atividades de trabalho mais atrativas. Isso porque é uma técnica que transforma atividades sérias e as torna mais interativas.

Esta incorporação de elementos do jogo no trabalho pode melhorar o desempenho dos funcionários e incentivá-los a alcançar resultados. Uma pesquisa de Adam Hampshire descobriu que os jogos até ajudam a armazenar informações.

Pensando nisso, siga este conteúdo e conheça as técnicas de gamificação que fazem toda a diferença para os profissionais. Venha conosco e descubra como você pode tornar sua área de trabalho mais interativa!

Afinal, o que é Gamificação?

Gamificação é a adoção de designs e mecânicas de jogos para atividades que geralmente não incluem esses aspectos. A gamificação também pode incluir competições, equipes, etapas e até prêmios.

O objetivo também pode ser instruir e ensinar os funcionários a usar novas ferramentas ou aprender sobre um tópico específico. Por proporcionar um ambiente mais lúdico, a gamificação incentiva rotinas mais motivacionais para os profissionais.

As técnicas também incentivam as pessoas a se envolverem para atingir os objetivos propostos. Dessa forma, é possível definir objetivos mais ambiciosos e ainda envolver os participantes para alcançá-los.

Conheça as vantagens do processo de Gamificação:

Usar as técnicas mencionadas para projetar o ambiente de maneira divertida pode oferecer várias vantagens aos funcionários.

Esta é uma nova implementação adotada por empresas para a mais alta qualidade ambiental. Seus pontos fortes são:

  • Aumento da produtividade os profissionais envolvidos podem acompanhar seu próprio progresso e alinhar metas com tarefas cooperativas. Isso otimiza o tempo e aumenta a produtividade.
  • Mais criatividade através das atividades lúdicas propostas, a gamificação estimula a criatividade dos envolvidos.
  • Adaptação à cultura corporativa os jogos também incentivam uma melhor adaptação dos usuários e funcionários com as Empresas. A abordagem suave estimula a cultura interna sem rigidez.
  • Aumenta a comunicação e o aprendizado atividades com caráter de jogos em grupo melhoram a socialização dos envolvidos. A experiência, assim, amplia a comunicação interna e promove a troca de conhecimentos.

Vale a pena investir na Gamificação?

O sucesso desta abordagem está, portanto, relacionado a vários fatores humanos, em particular a recompensa, que promove maior motivação para a atividade.

 O senso de urgência de, por exemplo, atividades de gamificação que consomem tempo pode resultar em uma realização mais rápida de objetivos definidos.

O fortalecimento da competitividade também promove a satisfação dos envolvidos, recompensas pelos níveis superiores ou pelos prêmios que merecem.

 Além disso, o feedback imediato dos jogos aumenta a motivação e orienta melhor os envolvidos. Isso permite compreender as próprias capacidades e fraquezas para melhorá-las.

O foco pretendido, por sua vez, evita que os participantes abandonem as atividades. Isso ocorre porque as recompensas e o avanço gradual mantêm o funcionário engajado e determinado a se superar.

Como implementar a gamificação nas empresas?

 O processo de implantação da gamificação pode ser utilizado em qualquer empresa que queira desenvolver seus colaboradores. Existem alguns passos que você pode seguir para introduzir a gamificação em sua empresa:

1.   Crie um sistema de pontos

Rastrear o progresso das pessoas e realizar competições com base em pontos é a maneira mais fácil de implementar a gamificação. Isso permite promover lucros e acompanhar o desenvolvimento dos envolvidos.

O sistema de pontuação também promove um senso de urgência e permite que os profissionais atinjam seus objetivos de forma mais focada. Outros aspectos da gamificação podem ser desenvolvidos a partir dos resultados.

2. Registrar o desenvolvimento

Também é importante registrar o desenvolvimento do funcionário em um sistema ou mesmo por escrito. A partir dos registros de evolução é possível editar o noivado e divulgar os prêmios posteriormente.

 3. Definição de níveis

O sistema de recompensa humana é altamente recomendado ao conquistar níveis em jogos. Desta forma, estágios de desenvolvimento podem fortalecer o caráter lúdico da gamificação e promover uma experiência ainda mais motivadora.

 Os níveis podem ser formados a partir dos pontos registrados. Dessa forma, o profissional atinge um novo patamar ao atingir determinado número de pontos ou metas. Promover o reconhecimento pode ser eficaz à medida que o nível sobe.

 4. Promoção de uma competição saudável

A competitividade entre os participantes será de grande valor para todos, a fim de se manter engajado e atingir objetivos mais desafiadores. Vencer competições aumenta a satisfação do funcionário e, portanto, a concentração.

 5. Premiando recompensas

 À medida que os participantes progridem, oferecer bônus pode aumentar a produtividade e incentivar o envolvimento ao longo do tempo. Por este motivo, além do reconhecimento, é interessante ter brindes ou valores maiores após a vitória da oferta. Alvo de ponto ou nível alto.

A gamificação é uma iniciativa, cujos resultados podem ser rapidamente observados pelos gestores. Porém, a implementação deve ser programada em longo prazo, pois a gamificação promove maior motivação ao longo do tempo.

Para os profissionais, o incentivo competitivo e lúdico para realizar tarefas estimula a criatividade e a memória. O processo é uma forma inovadora de aumentar o comprometimento e a produtividade dos profissionais, além da qualidade do meio ambiente.