Para que serve a tabela Fipe? – Entenda sua função em detalhes

Para que serve a tabela Fipe? Onde a tabela Fipe pode ser utilizada? Posso precificar meu carro de acordo com o que aparece na tabela Fipe? E quando falamos de moto, o mesmo é válido? Quanto custa para usar o site da tabela Fipe carros? Consigo cobrar mais caro do que o valor que a tabela estipula?

A grande maioria dessas perguntas, apesar de já terem sido respondidas em algum momento e muitas pessoas saberem, ainda são a dúvida de outras muitas pessoas. O site da tabela Fipe é gratuito, podendo ser acessado por qualquer pessoa do Brasil através de uma conexão com internet, seja através de um PC ou dispositivo móvel como smartphone ou tablet.

Ela precifica não somente carros e motos, como também caminhões e micro-ônibus. Apesar disso, para quem é iniciante e está comprando ou vendendo o primeiro veículo, pode ser um pouco difícil de usar e compreender o site, devido à página na web não ser tão intuitiva quanto parece.

De qualquer forma, hoje, neste conteúdo, vamos explicar a você, nosso leitor, para que serve a tabela Fipe, além de trazer outras informações interessantes sobre a ferramenta. Leia conosco e saiba mais sobre a página na web, vamos lá!

Para que serve a tabela Fipe?

Antes de saber para que serve a tabela Fipe, seria interessante saber o que ela é, até porque a resposta para essa última dúvida responde a primeira e principal do conteúdo. Trata-se de um índice onde você encontra o preço médio de todos os veículos que são comercializados no Brasil, durante todo o ano.

Literalmente todos os veículos que são transacionados no Brasil passam pelo banco de dados da tabela Fipe. Lá, você encontra todas as concessionárias, montadoras e marcas de veículos, com precificações de cada um dos modelos que ainda são vendidos, ajudando quem precisa vender e comprar um veículo.

Para que serve a tabela Fipe? Bem, para você saber por quanto pode vender seu veículo, ou então para ter uma ideia se o carro que vai comprar está em um preço bom ou está muito caro diante a média nacional das transações de compra e venda daquele mesmo carro.

Como a tabela Fipe é calculada?

Agora que já sabe para que serve a tabela Fipe, ou seja, para ajudar você a vender e comprar um veículo por um preço correto, vem uma segunda dúvida: como a tabela Fipe é calculada, afinal? Bem, como você sabe, existe um setor na página de pesquisa que se chama “mês de referência”, já configurado para sempre aparecer o mês em que estamos na data da pesquisa.

É justamente por causa dele e com base nele que a tabela Fipe é calculada. E por quê? Acontece que a tabela Fipe mostra valores de transações médias realizadas sobre aquele veículo dentro do mês de referência. Então, por exemplo, se você fizer uma pesquisa no dia 25 de Abril, o resultado do valor que vai aparecer é a média das transações de compra e venda realizadas em todo o território nacional nos últimos 25 dias.

É claro que, se você pesquisar no dia primeiro de um mês, o valor será agregado juntamente ao mês anterior para ter um valor realmente considerável. Mas, em suma, o que você precisa saber é que a tabela Fipe é calculada com base em todas as transações daquele veículo no mês de referência, sem exceção.

Também é por isso que os valores dos veículos oscilam, geralmente para cima, principalmente nos últimos meses. Como a inflação está em alta, os vendedores cobram sempre um valor mais alto do que no mês anterior, mesmo que apenas 100 reais. Dessa forma, a moto que o redator que vos escreve vendeu em dezembro por 8,200 de acordo com a tabela Fipe, já está valendo 10 mil reais (que tristeza pessoal, perdi 1.800 em apenas 4 meses). Até a próxima!