A Importância da Árvore Genealógica para o processo de cidadania

O primeiro passo para quem deseja obter dupla cidadania italiana, é aprender como fazer a sua árvore genealógica, mas você sabe a importância da arvore genealógica nesse processo? É o que iremos falar no post de hoje, confira!

O que é arvore genealógica?

A árvore genealógica é usada para quem deseja saber quem são seus ancestrais, suas origens, levando em consideração seus antepassados mais próximos dos dias de hoje, até os mais distantes.

Por meio da árvore genealógica é possível reconstruir todo o histórico familiar de uma pessoa, o que torna esse processo imprescindível para quem deseja requisitar dupla cidadania.

Descobrindo sobre possíveis ancestrais, você poderá realizar a pesquisa e busca de documentos originais, como as certidões, que lhe ajudem a comprovar o seu direito à dupla cidadania.

Como montar a árvore genealógica?

O primeiro passo para montar sua árvore genealógica é buscar informações conversando com familiares para te ajudar a esboçar a sua descendência.

Primeiramente comece a anotar os nomes que você obrigatoriamente necessita incluir na árvore, baseado no que descobriu conversando com familiares.

Não há necessidade de colocar o nome de todos, o ideal é focar no lado da família que transmite a descendência. Então, se a família do seu pai é a que tem a descendência que você precisa, trabalhe em cima disso na montagem.

Para facilitar o processo, comece em ordem decrescente. Sendo assim, comece por você, depois os seus pais, seus avós, bisavós e assim por diante. Faça isso até chegar na pessoa que tem a cidadania para te passar.

Você deve colocar as seguintes informações de todos os participantes da sua árvore genealógica:

  • Nome Completo (certifique-se de que escreveu corretamente)
  • Data de Nascimento
  • Data de Casamento e Data de Óbito (se houver)

E se não conseguir muitas informações?

Se sua família não conseguiu te ajudar e ainda faltam informações a serem preenchidas para que possa finalizar a árvore, uma sugestão é usar a tecnologia ao seu favor. Existem vários sites que podem te ajudar a levantar informações sobre seus parentes. Nós indicamos três deles:

Ancestry: O Ancestry é indicado para quem está completamente perdido, ele é o maior site de árvore genealógica e conta com 20 bilhões de registros de 80 países diferentes, além de 80 milhões de árvores genealógicas com 8 bilhões de nomes. Você, com certeza, deve encontrar algo da sua família por lá. O único problema do site é que ele infelizmente não está disponível em português e são poucos os serviços gratuitos.

Family Search: Agora se você só precisa somente de algumas informações complementares, pode recorrer ao Family Search. Lá estão disponíveis mais de mais de 4 milhões de registros históricos de mais de 100 países. O site é uma iniciativa sem fins lucrativos, então são vários os serviços gratuitos, onde você pode pagar somente o que realmente necessita.

My Heritage: Outra opção de site é o My Heritage, que tem versão em português também. Comece preenchendo seus dados (nome, data de nascimento, colocando fotos pessoais), depois você pode ir preenchendo dos seus familiares e compartilhar com o restante da família. Essa busca por informações e pesquisa muitas vezes acaba se tornando um hobby para descobrir a origem da sua família.

Outras vantagens de fazer a árvore genealógica

As conexões familiares, não têm apenas a vantagem de um eventual pedido de dupla cidadania, conhecer mais sobre a sua árvore genealógica também tem outros benefícios.

O primeiro deles é sobre a medicina, por exemplo, para o estudo de doenças de cunho genético, importante saber mais sobre seus descendentes.


O câncer, apesar de ser uma doença que cientificamente não possui caráter genético determinante, pode ser prevenido com exames em antecedência e atenção redobrada através do traçado e da descoberta da árvore genealógica.


Em animais também é comum a produção da árvore genealógica e, provavelmente, como por exemplo, você por exemplo já tenha ouvido falar que um cachorro possui pedigree. Se já ouviu, saiba que isso só foi possível depois que os ascendentes diretos próximos do bichinho foram representados.


Podemos dizer que em alguns animais a árvore genealógica é o fator determinante na continuação da espécie, mas também para designar preços, cruzamentos e linhagens que se esperam daqueles indivíduos.

Conclusão

Como você viu, para quem deseja requisitar a dupla cidadania é essencial montar a árvore genealógica, que deve ser construída por meio de diversas etapas.

No post de hoje mostramos algumas das etapas que são essenciais para que você consiga montar sua árvore genealógica, descobrindo quais são seus ancestrais que lhe transmitiram o direito de cidadania.

Obtendo essas informações, fica fácil prosseguir na entrada do processo e realizar a pesquisa em busca de documentos desses antepassados.

Se você precisa de auxílio para montar sua árvore genealógica e realizar a pesquisa e busca de certidões para a dupla cidadania, a Rotunno Cidadania irá te ajudar, entre em contato conosco!