Quais os sintomas mais comuns de overdose?

A overdose é o uso excessivo de alguma substância ou medicamento no corpo, podendo levar uma pessoa a morte. De acordo com dados divulgados pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) registraram em junho de 2019 e maio de 2020 81,2 mil mortes por conta da overdose. Há registros na cidade de San Francisco no Estados Unidos que as mortes por overdose estavam sobressaindo as mortes por corona vírus.

A porcentagem de overdose em decorrer da droga cocaína é de 26,5%, drogas opioides sintética é de 38,4% e metanfetamina 34,8%. A overdose é muito frequente e comum por parte de viciados em narcóticos, em território brasileiro não se comenta sobre os números de mortes em decorrer da overdose. A super dosagem é excesso de drogas lícitas e ilícitas no organismo provocando diversos efeitos maléficos ao corpo de quem exagera na dosagem.

Sinais da overdose

As drogas mais comuns que podem causar a overdose é a cocaína, maconha, álcool, crack, benzodiazepínicos, LSD, opioides, metanfetamina e heroína. Para determinado tipo de droga um efeito diversificado, mas de forma geral podemos avaliar os sintomas da seguinte forma. Veja os sinais que o corpo pode apresentar quando uma pessoa começar com crises de overdose:

  • Falência do coração
  • Falência do pulmão
  • Náuseas
  • Desorientação
  • Desmaio
  • Problema na respiração
  • Diminuição na frequência cardíaca
  • Sono
  • Parada respiratória
  • Asfixia 
  • Perda de consciência
  • Pele fria
  • Vômitos
  • Dor no peito
  • Convulsão
  • Suor excessivo
Sinais da overdose
Sinais da overdose

Como ajudar uma pessoa que está em crise de overdose?

Ao presenciar uma pessoa que está passando por uma crise de overdose, é importante que procure buscar conversar com o adicto, para saber se ele está consciente ou não, ou respirando ou não. Durante a crise é necessário que chame um socorro médico para resgatar o viciado em narcóticos e fique na presença do adicto até a ambulância chegar para que não haja uma fuga.

A overdose pode ser provocada ou não, mas pode ser fatal levando o dependente a morte. A crise pode ser evitada tanto por parte do adicto, quanto por parte de quem acompanha o consumo do viciado em narcóticos. Uma clínica de recuperação é muito importante para ajudar um dependente. O indivíduo que se encontra em estado de calamidade e não consegue parar por vontade própria, poderá encontrar ajuda apenas em clínicas de reabilitação.

As drogas podem trazer inúmeros efeitos maléficos a mente e ao corpo, e sem uma ajuda de profissionais qualificados, como: médicos psiquiatras, enfermeiros, supervisores, nutricionistas e psicólogos o adicto terá uma recuperação segura e responsável.

Como é o processo de tratamento?

O processo de recuperação pode ser delicado, pois o viciado em narcóticos está muito acostumado com as drogas no corpo, e fazer o processo de desintoxicação será delicado. O Grupo Aliança pela Vida pode ajudar o dependente químico a encontrar uma clínica de recuperação, entre em contato para saber de mais informações. Após descobrir a clínica ideal para o adicto, a internação será feita. Veja o processo no tratamento do dependente químico:

Avaliação: Quando o usuário de drogas chegar na clínica, os médicos e profissionais responsáveis pela recuperação do adicto buscará saber qual tipo de droga o viciado em narcóticos faz o uso, e buscará saber sua situação atual para trata-lo de forma individual.

Desintoxicação: O processo de desintoxicação é muito delicado pois o adicto entrará em processo de abstinência, ele ficará irritado, estressado e nervoso. Durante o processo de desintoxicação, a abstinência se não for tratada de forma profissional também poderá levar o adicto a morte.

Medicação: A medicação é importante pois com a tirada de substâncias tóxicas, o corpo sentirá falta e a medicação ajudará o adicto a conter sua vontade, diminuindo cada vez mais as dosagens e parando de fazer o uso quando os profissionais virem que não será mais preciso.

Atividades: Atividades como terapia individual ou em grupo, palestras e atividades físicas ajudará o dependente químico a viver na sociedade como antes.

Buscar por ajuda é necessário para que o dependente químico consiga sair de um círculo vicioso, principalmente quando viciado em drogas toma decisões e vive em consequência das drogas, suas atitudes são inconsequentes podendo por sua própria vida em risco. O Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar