Quem pode aplicar a toxina botulínica?

O Botox é um tratamento cosmético e laboratorial que os profissionais médicos usam para fins cosméticos e médicos. Injeções e procedimentos que se utilizam de Botox se tornaram muito procurados pelos pacientes.

Obter a certificação correta para administrar injeções de Botox permite que você incorpore esses procedimentos à sua prática médica e atenda às demandas de muitos pacientes.

Neste artigo, vamos lhe mostrar como o Botox funciona, quais graus e qualificações você precisa para poder fornecer os tratamentos de injeções de Botox e como você pode se tornar certificado para administrar injeções.

O que você precisa ser ou ter para poder administrar injeções de Botox?

Para administrar injeções de Botox, você deve ser um médico, assistente médico, dentista, enfermeira ou outro profissional de saúde devidamente licenciado.

O requisito mínimo de grau para a maioria desses profissionais é um diploma de bacharel de quatro anos em pré-medicina, biologia ou uma ciência relacionada à área.

Após o bacharelado, quaisquer requisitos educacionais adicionais dependem de sua carreira. Por exemplo, os médicos exigem quatro anos de faculdade de medicina, além de vários anos de residência.

Porém, se você estiver especificamente interessado em realizar trabalhos relacionados à área cosmética, você pode se tornar uma enfermeira cosmética.

O que é uma enfermeira cosmética?

Enfermeiras cosméticas, também conhecidas como enfermeiras estéticas ou enfermeiras cirúrgicas plásticas, concentram-se principalmente em procedimentos cosméticos e dermatológicos.

Enfermeiras estéticas geralmente trabalham em centros cirúrgicos ambulatoriais e em spas médicos.

Elas são responsáveis ​​pelos cuidados pré e pós-operatórios dos pacientes, incluindo procedimentos clínicos básicos. Assim como as injeções botox.

Muitas enfermeiras estéticas tornam-se especialistas certificadas em enfermagem estética para demonstrar sua competência na realização de procedimentos cosméticos.

Embora as enfermeiras estéticas possam atender os pacientes de forma independente, geralmente realizam tratamentos sob a supervisão de um médico da área. Isto evita que surjam dores de cabeça a cada vez que uma cliente não achar os resultados “satisfatórios”.

Os procedimentos mais comuns que são administrados por enfermeiras cosméticas são:

  • Preenchimento dérmico;
  • Botox;
  • Depilação à laser;
  • Contorno corporal não invasivo.

Elas tão bem ajudam e realizam diversos outros procedimentos, porém com o acompanhamento de um médico.

Coisas a considerar

O Botox basicamente paralisa um músculo do seu corpo e, às vezes, isso pode afetar outras áreas, como efeito colateral.

Dependendo da área envolvida e do limiar de dor da pessoa, uma injeção de Botox pode ser bem dolorosa. No entanto, o procedimento normalmente não requer um anestésico.

Contudo, caso seja requisitado o aplicador pode passar um creme anestésico na região para que a dor seja menor.

E embora o Botox seja geralmente seguro, ele pode causar alguns efeitos negativos, como:

  • dificuldade em engolir;
  • dificuldade para respirar;
  • fraqueza muscular generalizada;
  • infecção;

Esses problemas podem surgir logo após a consulta ou levar algumas semanas para aparecer. A recomendação é que, assim que perceba qualquer coisa diferente, consulte o seu médico imediatamente.

Também existem alguns casos em que algumas pessoas não devem receber Botox, incluindo aquelas que:

  • estão grávidas;
  • estão amamentando;
  • são menores de 18 anos, exceto quando clinicamente necessário;
  • são alérgicos a qualquer ingrediente da solução;
  • já teve uma reação adversa ao Botox.

Lembrando que isso tudo deve ser amplamente discutido com seu médico antes que seja realizada a aplicação.

O que esperar durante o procedimento?

O processo de aplicação do Botox pode ser descrito passo a passo como:

  • Primeiro, a pessoa vai a uma consulta para discutir o tratamento e, o mais importante, para informar o médico sobre quaisquer problemas de saúde ou medicamentos em uso.
  • Na próxima consulta, o médico injeta Botox nos locais desejados, geralmente com uma agulha muito fina.
  • O número de injeções depende dos resultados desejados e da área envolvida.
  • Na maioria dos casos, o procedimento é muito rápido.
  • Alguns médicos oferecem uma consulta de acompanhamento para verificar se a área está cicatrizando bem.

O médico deve recomendar técnicas de cuidados posteriores, que podem incluir:

  • não deitar por 4 horas após o tratamento;
  • não massageando ou aplicando calor na área por 24 horas;
  • evitando exercícios pesados ​​por 24 horas;
  • evitando o consumo de álcool por 24 horas.

O objetivo dessas estratégias é evitar que o Botox se espalhe para outras áreas e evitar que ele afina o sangue. No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender os mecanismos exatos em funcionamento e para desenvolver uma orientação mais eficaz a cada tipo de caso.

Conclusão

Botox é o nome comercial de um produto desenvolvido a partir da toxina botulínica. As pessoas costumam usá-lo para fins cosméticos, mas também pode ajudar a tratar certos problemas de saúde.

Os efeitos do Botox cosmético geralmente duram de 3 a 6 meses, embora vários fatores possam influenciar isso, incluindo a idade da pessoa, o local da injeção e a técnica de injeção.

O Botox pode ajudar com questões cosméticas ou tratar problemas de saúde. No entanto, também pode ser caro e envolve vários riscos. Um médico pode fornecer informações mais específicas sobre os riscos potenciais para cada pessoa.