Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping? Dicas práticas

Impulsionar o seu tráfego para conquistar novos clientes, é uma maneira clara de efetuar mais vendas. A partir da atração, novas estratégias devem ser implementadas para transformar o seu tráfego atual em clientes pagantes e te ajudar a aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping.

Estas são medidas essenciais para vender mais, mas não se esqueça que toda a estrutura de sua loja deve ser projetada com foco no cliente.

Afinal, o que é taxa de conversão?

Taxa de conversão é um indicador que mede o percentual de pessoas que realizaram uma ação desejada pela empresa, em relação ao número de pessoas que foram impactadas por essa ação. 

Por exemplo, a taxa de conversão de um e-commerce pode ser medida a partir da divisão entre o número de pessoas que entraram no seu site e o número de pessoas que de fato realizaram uma compra. 

Por exemplo: compradores / visitantes * 100 = taxa de conversão

Por exemplo: 200 compradores / 1000 visitantes * 100 = taxa de conversão

0,2*100 – taxa de conversão 

20% = taxa de conversão

Otimizar a taxa de conversão é um objetivo alcançado a partir da implementação de um conjunto de técnicas usadas para aumentar o tráfego do seu site e assim efetuar de fato a venda.

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A todo instante as conversões estão acontecendo. Para otimizar sua loja virtual em relação à taxa de conversão para e-commerce, você vai precisar:

  • testar constantemente cada aspecto do seu site, 
  • investir em ações de tráfego para levar mais visitantes para as suas páginas, 
  • implementar ações de otimização do processo de compra dentro das páginas, e mais.

Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping? 

Afinal, como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping?

Como as pessoas não podem interagir fisicamente com o seu produto, seu site deve estar preparado para oferecer uma experiência de compra excepcional, caso deseje aumentar a performance de vendas

O design se torna a vitrine da sua loja, forma direta de visualização dos seus produtos e fator decisivo na decisão de compra. 

Confira alguns pontos essenciais que irão te ajudar em como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping:

  • Home do site
  • Mecanismos de busca
  • Mantenha sua página integrada ao Instagram
  • Produtos
  • Checkout
  • Entrega e/ou devoluções
  • Outros

Home do site

Esta página é a vitrine da sua loja, quem irá deixar a primeira impressão nos seus clientes. Ela precisa se comunicar da melhor forma possível, ser atraente e gerar curiosidade para fazer com que as pessoas permaneçam no seu site.

É importante ressaltar que a simplicidade pode fazer toda diferença na permanência do usuário no site, tente economizar na quantidade de textos e imagens da sua home, se concentre em tornar a página inicial visualmente atraente.

Caso você não tenha decidido ainda o que será exibido em sua página inicial, você pode optar por:

  • dividir as suas peças em coleções, 
  • fixar alguma promoção interessante, 
  • criar uma vitrine com os produtos mais vendidos. 

Uma outra estratégia interessante para a sua home é utilizar ferramentas de pop-ups de retenção, que vão tentar convencer seu cliente a ficar nas páginas, ou ainda pop-ups para conversão do visitante em lead ou que apresentem cupons de desconto.

Mecanismos de busca inteligente

É essencial que seus clientes consigam encontrar ou descobrir produtos com facilidade, dentro da sua loja. 

Além disso, é muito comum que o cliente não saiba como encontrá-lo. 

Para solucionar essas demandas, uma opção é investir em sistemas de busca inteligente, que ajudam o cliente a completar a pesquisa ou compreendem termos similares.

Caso seu e-commerce tenha uma grande variedade de produtos, dê ênfase a sua barra de busca, para que o usuário não precise explorar todas as categorias. 

Existem aplicativos que ajudam a potencializar a sua barra de buscas, este é um bom exemplo de como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping.

Mantenha sua página integrada ao Instagram Ads e Shopping

Atualmente uma das principais redes sociais utilizadas no mundo, o Instagram pode servir como uma importante ferramenta para te auxiliar na busca por como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping.

Ferramentas como o Instagram Shopping são uma ótima oportunidade de encantar seus clientes, além do mais, você também poderá produzir conteúdos de apoio para gerar engajamento com o usuário, como por exemplo Reels, Stories e até mesmo o IGTV.

Outra forma muito impactante para aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping é o tráfego pago, por meio de anúncios feitos no Instagram Ads, por exemplo, que levam os usuários da rede para o seu e-commerce. 

Invista na qualidade das páginas de produtos

Suas páginas de produtos devem, em primeiro lugar, ter as informações explicadas de forma clara, como valor e descrição dos produtos

Um dos cuidados que você deve tomar é deixar em destaque as opções de parcelamentos de produtos, para tornar mais acessível suas mercadorias. 

Invista também em fotos de alta qualidade, esse é um fator primordial para tornar sua página mais eficiente.

Inclua descrições completas, que vão além da lista de recursos de cada item, mas que apresente seus benefícios para o cliente.

Para criar uma página de produto poderosa, indicamos que assista ao vídeo abaixo, com excelentes dicas sobre o que fazer e como montar.

Otimize o checkout

Uma das fases mais importantes e decisivas do processo de compra de qualquer cliente, o checkout inclui a etapa de pagamento, por tanto ela deve focar em evitar ao máximo frustrar a experiência do seu usuário.

Tente não colocar muitas etapas no fechamento da compra, forneça as informações necessárias, quanto mais curta for a jornada de compra do cliente, maior será a sua satisfação. 

Outro exemplo de como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping, é facilitar o fechamento de novas compras com o preenchimento automático de informações. 

Isso serve tanto para os dados de envio quanto para a cobrança, quanto menos informação o cliente precisar inserir é mais fácil finalizar o negócio.

Deixe claro sua política de entrega e/ou devoluções

Criar uma página sobre a política de entrega e devoluções da empresa é fundamental para que você possa dar ainda mais segurança para o seu cliente.

Se ele se sente inseguro sobre uma compra e não encontra informações claras sobre sua política de devolução ou troca, ele pode interromper o processo e prejudicar sua taxa de conversão. 

Agora que você já tem em mãos a lista com as principais dicas de como aumentar a taxa de conversão no e-commerce e dropshipping, então mãos à obra. 

Implemente as mudanças necessárias para tornar seu site mais eficiente e aumentar seu retorno sobre investimento. Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.