Dicas para encontrar o colchão ideal

Ninguém questiona a importância de desfrutar de um sono reparador. Dormir bem, em uma sociedade cada vez mais estressante e tecnológica, nem sempre é fácil. Silêncio, escuridão absoluta, lençóis macios e, claro, um bom colchão.

Agora, você sabe como escolher o colchão ideal? No alfabelle recreio ajudamos você a encontrar o colchão perfeito para desfrutar de sonhos felizes.

Respondemos as perguntas que você precisa saber para escolher o melhor colchão.

Tamanho do colchão

Uma das primeiras dúvidas que surgem é o tamanho do colchão. A resposta, é claro, dependerá da nossa altura e peso. Os especialistas recomendam que devemos escolhr um colchão com pelo menos 10 ou 20 centímetros a mais que a nossa altura e com uma espessura mínima de 15 centímetros.

Colchão personalizado

Já se sabe que em questão de gosto não há o que discutir. É por isso que uma opção interessante pode ser um colchão personalizado. Embora o preço seja mais caro, a realidade é que um design personalizado responde melhor às nossas necessidades: se dormimos em casal, se pesa pouco ou, pelo contrário, precisa de um colchão que oferece grande apoio.

E se dividirmos uma cama e nossos pesos forem totalmente diferentes? Nesses casos, uma boa opção é optar por dois colchões diferentes que podemos unir com uma cama especial para cobrir o espaço entre os colchões.

Diga-me como você dorme e eu te direi qual colchão você precisa

Outro aspecto importante a considerar antes de comprar o colchão é a dureza. Há uma crença de que um colchão duro é mais saudável. A realidade é que nem sempre. Tudo depende da posição em que costumamos dormir.

Se dormimos de costas precisamos de um colchão com firmeza média e adaptável para distribuir o peso corporal. Mas se dormirmos de bruços, um colchão firme é recomendado para manter nossa postura equilibrada. 

Quando gostamos de dormir de lado, o ideal é optar por um de molas e bem adaptável para aliviar a pressão exercida pelo corpo ao encostar nos ombros e quadris. 

Devemos também levar em conta outros hábitos noturnos. Por exemplo, se nos movermos muito, precisaremos de um colchão firme para podermos nos mover confortavelmente.

Tipos de colchões: estrutura e material

Devemos também ter em conta o material e a estrutura interna do colchão (mola, viscoelástico, látex…). Por exemplo, se você é daqueles que sente calor ao dormir, escolha um colchão de molas que seja “mais leve”. Caso contrário, se você costuma sentir frio, opte por um colchão de látex ou viscoelástico. Para ajudá-lo, aqui está um breve resumo sobre os tipos de colchões:

Espuma: São os mais baratos, mas também os menos recomendados porque não são muito confortáveis. Por serem finos, costumam ser usados ​​em camas e divãs infantis.

Viscoelástico: Oferecem conforto, suavidade e grande adaptabilidade, pois se moldam perfeitamente ao corpo. Por isso, são recomendados para pessoas com desconforto e problemas musculares.

Látex: Eles são confortáveis, macios e duráveis, mas também são menos respiráveis.

Molas: Eles oferecem propriedades de ventilação, por isso são recomendados em climas quentes e para pessoas quentes. Além disso, eles fornecem um ótimo suporte para as costas.

Você já sabe qual tipo de colchão é o mais indicado para você? Nesse caso, ao comprar o seu, não esqueça que para prolongar a vida útil do seu colchão, é recomendável girá-lo a cada 6 meses. 

Gostou dessas dicas? Quer mais dicas sobre decoração? Acesse o site Apartamento 14 e confira nossos artigos sobre decoração.