Inovações no Mercado de Produtos em Atacado

Se você vende produtos em atacado, é importante entender o que mudou no comportamento de consumo dos seus clientes. Veja quais são as principais dicas!

O aumento do e-commerce durante a pandemia é um fato inquestionável. Em 2020, 13 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet. O cenário levou o consumidor a aumentar as compras pela internet e aqueles que nunca tinham comprado, passaram a comprar.

No ano de 2021, ocorreu um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior, com um total  de R$161 bilhões de faturamento. O número de pedidos aumentou 16,9%, com R$353 milhões em entregas. 

O levantamento realizado pela empresa Neotrust, responsável por monitorar o e-commerce no Brasil, também mostrou que em 2021, o valor médio de compras também aumentou, registrando 8,6%, uma média de R$455.

Um outro destaque foi o aumento do total de pedidos realizados pela internet em relação ao trimestre, passando de R$49,9 milhões em 2020, para R$78,5 milhões em 2021.

Os resultados não abrangeram apenas o comércio online com o consumidor final (B2C), mas também o B2B (business to business) – revendas de produtos em atacado, uma modalidade ainda em expansão no Brasil.

Comércio eletrônico de produtos em atacado

Com a pandemia, acabamos vivenciando uma aceleração do comércio digital e uma mudança no comportamento de compra não só do consumidor final, mas também do lojista. 

O relatório da Statista mostrou que no ano de 2021, o número de lojistas que passaram a fazer compras de produtos em atacado online no mundo, ultrapassou 3 bilhões, fato impulsionado pela pandemia.

Ainda de acordo com esse relatório, o mercado global de e-commerce B2B, que foi avaliado em R$14,9 trilhões em 2020, é cinco vezes maior que o mercado  B2C.

De acordo com os dados divulgados pela McKinsey & Company, o B2B no Brasil viu um aumento de 62% depois da pandemia.

Entre as mais de 306 mil empresas que fornecem produtos em atacado no Brasil, apenas 5% estão preparadas para prestar atendimento digital, segundo a consultoria PwC.

Cinco razões para migrar o seu negócio B2B para o comércio online

Negociações facilitadas para B2B

Pelo comércio online de produtos em atacado, as empresas podem realizar suas negociações de produtos e serviços de forma otimizada e por meio de uma plataforma.

Para o ano de 2022, uma pesquisa realizada pela Agileintel Research, publicada pela Statista, prevê que o valor bruto do comércio online B2B passará dos R$18.400 trilhões para R$22.172 trilhões.

A empresa de correio internacional DHL publicou que espera-se que até o ano de 2025, 80% de todas as interações de vendas de produtos em atacado sejam realizadas por meio de canais digitais.

Automatização dos processos

O e-commerce permite algumas facilidades e agilidades para sua empresa, como flexibilidade e celeridade nas negociações entre os comerciantes e fornecedores.

As conversões também podem ser otimizadas através de plataformas que permitem fazer a inclusão de preços, personalizar catálogos, repetição de pedidos de forma rápida, guardar dados da última compra e muito mais.

Existem também algumas plataformas que oferecem serviços para gerenciamento de assinaturas a fim de aumentar as conversões e as vendas, além de oferecer diversos planos para os assinantes.

Opções variadas para métodos de pagamento


Essa é uma grande vantagem de um e-commerce B2B. Empresas com alto faturamento podem encontrar obstáculos para identificar pagamento de forma rápida, além das taxas que precisam repassar para os bancos nas transações.

Ampliando os meios de pagamento, a empresa poderá escolher o método que melhor atenderá suas demandas.

Centralização da comunicação com o cliente

Um e-commerce de produtos em atacado possibilita uma comunicação direta e confiável com seus clientes. Isso porque, por meio online, é possível acertar os pedidos, quantidades e pagamentos dentro de uma mesma plataforma.

Além disso, é possível oferecer um atendimento personalizado e agilizado, uma vez que o contato com os atacadistas e demais clientes é feito de forma remota e mais objetiva.

Realizações de campanhas em datas específicas

Um negócio de produtos em atacado permite prever a necessidade de determinados clientes antes da solicitação. 

O e-commerce B2B permite programar campanhas em datas sazonais e comemorativas, de forma que a empresa poderá fazer previsões de vendas e faturamentos do ano, para realizar seus investimentos com mais objetividade. Essas campanhas também proporcionam a oportunidade de oferecer promoções e descontos, e assim, vender mais.

A nova equação de crescimento do B2B

A pandemia instituiu as interações de vendas omnichannel como um caminho prevalecente para o e-commerce B2B. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, os clientes das empresas que vendem produtos em atacado querem “mais” –  mais conveniência, mais canais de atendimento e mais experiência personalizada. Se esses clientes não encontram o que desejam, levam suas negociações para outro lugar.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de avaliar sua empresa e os canais de venda:

Omnichannel é o caminho para o crescimento

Quanto mais canais de vendas um e-commerce B2B implantar, maiores serão seus ganhos. Além disso, é importante entender que os clientes preferem o omnichannel independente do setor, país ou estágio de compra e relacionamento.

Fidelização do cliente

Para garantir aumento das vendas e credibilidade no mercado, é importante investir na fidelização dos clientes. Estes estão dispostos a não trocar de fornecedor em troca das experiências omnichannel.

Aumente os canais de atendimento

A nova experiência omnichannel exige que o atendimento seja realizado em 10 ou mais canais em três modos de relacionamento – presencial, autoatendimento e remoto, com entregas realizadas 24 horas por dia durante sete dias na semana.

À medida que um número maior de empresas permite as interações remotas, presenciais e através do comércio eletrônico de produtos em atacado, a satisfação entre os clientes cresce.

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